De que são feitos os fermentos?

Descubra do que são feitos os responsáveis pelo crescimento dos pães e bolos.

Os fermentos são ingredientes muito importantes para a culinária, principalmente quando são preparados pães, bolos, doces, biscoitos, etc. É graças ao fermento que os alimentos crescem e ficam fofinhos. Existem dois tipos de fermentos usados na cozinha, e cada um deles é feito de uma “matéria prima” diferente.

O primeiro deles é o fermento biológico, usado principalmente em pães e massas, como a de pizza, por exemplo. Esse tipo é feito com fungos microscópicos vivos. Esses fungos são chamados de leveduras e cientificamente tem o nome de Saccharomyces cerevisiae.

Esse fermento age com a interação entre os fungos e a glicose presente na farinha, se alimentando da mesma. Dessa digestão, é produzido o gás carbônico, que faz com que a massa cresça. O processo é chamado de fermentação ou levedação. O período de crescimento é mais demorado e acontece antes do alimento ser colocado no forno. Com o calor do forno, os fungos morrem, fazendo então com que o crescimento seja encerrado.

O segundo tipo é o fermento químico, que é usado principalmente para fazer bolos e biscoitos. Ele é feito de bicarbonato de sódio e algum ácido. Juntos, eles sofrem a reação que produz as bolhas de gás carbônico. Para a reação acontecer, é preciso que o fermento tenha contato com líquido. A reação começa a acontecer antes de a massa ir para o forno, porém, o bolo só cresce mesmo quando já está no calor, sendo assado.


 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais