De que são feitos os energéticos?

Essa bebida é muito conhecida por deixar seus consumidores com mais energia e disposição.

Os energéticos são bebidas conhecidas por deixarem as pessoas mais “ligadas”, com mais disposição e sem sono. Eles são muito consumidos em festas e até mesmo por pessoas que trabalham em eventos no período noturno. Porém, essa bebida precisa ser ingerida de forma controlada, para evitar problemas de saúde.

O que muitas pessoas não sabem é de que o energético é feito, apesar de saberem se tratar de uma bebida gaseificada – até certo ponto, semelhante aos refrigerantes. Porém, além da cafeína, ela possui outros elementos, que quando ingeridos, dão “energia” para a pessoa.

Um dos ingredientes mais famosos dos energéticos, é a taurina. Se trata de um aminoácido produzido em laboratório. A cafeína é o mais conhecido, com efeito estimulante, é a responsável pelo potencial energético do produto, o que deixará o consumidor com maior concentração e disposição.

Outro ingrediente é o inusitol, que é usado na forma sintética e serve para adocicar a bebida. Para deixar a bebida mais agradável para consumo, as indústrias fazem uso do citrato de sódio, que faz com que o energético tenha um leve sabor cítrico (também feito de forma sintética), e o gás carbônico, que torna a bebida gaseificada.

Lenda da taurina

Há algum tempo atrás, quando os energéticos começaram a ficar mais populares, muitas pessoas passaram a se perguntar onde a indústria de bebidas conseguia a taurina. A substância é conhecida por ser encontrada na bile de touros. Com isso, surgiu uma “lenda” de que esse tipo de bebida continha um ingrediente extraído do sêmen dos touros.

Porém, essa informação não passa de um boato. Como já citamos anteriormente, a taurina é feita em laboratórios. Ela é sintetizada a partir da reação de aziridina com ácido sulfúrico ou com óxido de etileno e bissulfito de sódio.

Usar a taurina sintética sai mais barato do que a de origem animal, além de ser mais fácil de ser adquirida. Além dos energéticos, ela é utilizada em ração para gatos, cosméticos e outros produtos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais