De onde vem a baunilha?

Esse produto pode ser encontrado na forma de extrato, essência, em pó, sal e açúcar de baunilha, além de ser vendido em fava.

Muito conhecida no mundo da gastronomia, a baunilha é um ingrediente usado em muitas receitas, como bolos, sorvete, biscoitos, bebidas, entre outras, além de ser utilizada em cosméticos e outros produtos. Porém, muitas pessoas não sabem de onde vem essa especiaria, que é considerada a segunda mais cara do mundo, ficando atrás somente do açafrão.

A baunilha é um fruto que é retirado de orquídeas do gênero Vanilla, que é dividido em aproximadamente 150 tipos diferentes. Os grãos verdes que ficam na vagem da planta não tem cheiro e nem sabor, mas após colhidos, passam por um processo que os deixa prontos para uso culinário ou industrial.

Depois de serem retirados da orquídea, os frutos recebem um banho de água quente para interromper o processo de maturação e depois são colocados para secar em estufas ou ao sol. A secagem da baunilha leva de três a quatro meses. Enquanto secam, acontece um processo de fermentação natural, que deixa os grãos pretos e com aroma concentrado.

Para obter o extrato, a vagem é esmagada e colocada em um recipiente com álcool. Ela ainda pode ser transformada em essência, em pó e em sal e açúcar de baunilha. É possível encontra-la também em fava.

Foto: Site GelatologiaA baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo.
A baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo.

Porém, a essência de baunilha que compramos no supermercado é, em sua grande maioria (cerca de 97%), artificial. Ela é produzida em laboratório, usando uma substância retirada da madeira dos pinheiros, cujo nome é álcool coniferílico. Apesar de serem parecidos, o aroma da baunilha natural é mais suave e o produto é mais caro.

Essa especiaria é natural da América Central e gosta de crescer em ambientes úmidos. Ela começou a ser cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, e foi levada para a Europa em 1520, juntamente com o chocolate.

Após algumas tentativas de produzi-la em outros lugares do mundo, seu cultivo foi facilitado quando, em 1841, um escravo descobriu que a planta podia ser polinizada a mão. Atualmente, a maior parte da baunilha produzida no mundo vem da Indonésia, China, México e Madagascar.

Curiosidades sobre a baunilha

- Estima-se que, anualmente, sejam produzidas 5,5 milhões de toneladas de baunilha;

- A baunilha é a única “parte” da orquídea que pode ser utilizada para consumo. Além disso, entre as 20 mil espécies de orquídeas que existem, somente as do gênero Vanilla são comestíveis;

- No Brasil, a baunilha pode ser encontrada em orquídeas que crescem na Mata Atlântica;

- O escravo Edmond Albius, que criou uma forma fácil de polinizar a orquídea, tinha apenas 12 anos quando fez sua descoberta;

- Entre 80% e 85% da baunilha produzida no mundo é utilizada na gastronomia. O restante é encaminhado para a indústria de cosméticos;

- Um quilo de Baunilha Absoluta custa 6 mil dólares. O preço é elevado porque é a forma mais concentrada de baunilha natural.

Veja também: Quais os tipos de sal que existem?

Quais os benefícios de utilizar ervas na comida?

Foto: Site KitchenAidA baunilha é extraída de orquídeas do gênero Vanilla.
A baunilha é extraída de orquídeas do gênero Vanilla.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais