Culinária: 10 flores comestíveis que você pode incluir em seus pratos

As flores comestíveis podem ser usadas em diversos pratos, como saladas, peixes, sobremesas, entre outros.
Foto: CanvaFlores comestíveis

Principal símbolo da primavera, as flores dão um toque especial para jardins, gramados e qualquer lugar em que estão presentes. Coloridas, há quem diga que elas alegram o ambiente e trazem uma beleza única. Não é à toa que elas são usadas na decoração de eventos especiais, como casamentos. Porém, o que poucas pessoas sabem é que muitas são flores comestíveis.

Elas podem ser usadas em diversos pratos e até mesmo em bebidas. Porém, não é qualquer flor que pode ser consumida! É preciso pesquisar antes, pois também existem flores tóxicas. Para facilitar a vida dos nossos leitores, o Dr. Curioso fez uma lista com 10 flores que podem ser usadas na gastronomia:

1 – Amor-perfeito: delicada e encontrada em diversas cores, essa flor pode ser usada em saladas de fruta, bebidas e sopas. Seu sabor é suave e adocicado.

2 – Capuchinha: com gosto suavemente apimentado, ele se assemelha ao do agrião. É indicada para aromatizar vinagres, além de ser usada em saladas e acompanhar pratos frios.

Foto: PixabayO sabor da capuchinha lembra o agrião.
O sabor da capuchinha lembra o agrião.

3 – Calanchoe: flor bastante resistente e de folhagem grossa, ela harmoniza com peixes e massas. Seu sabor é azedo e as pétalas podem ser de várias cores.

4 – Rosas: o sabor pode ser doce ou amargo, dependendo da espécie (todas são comestíveis). Ela é usada principalmente em bolos e sobremesas, mas também já virou ingrediente de pizza. Fazer geleia a partir dessa flor também é uma opção deliciosa.

Foto: Myriam Zilles/PixabayTodos os tipos de rosas são comestíveis.
Todos os tipos de rosas são comestíveis.

5 – Dentes de leão: seu sabor lembra o mel e por isso combina com refogados, saladas, geleias e sobremesas. Além de agradar o paladar, essa flor também traz benefícios para a saúde, pois contém propriedades antirreumáticas e antioxidantes.

6 – Tagetes: flor de origem mexicana, ela pode ser utilizada para substituir o açafrão. Seu gosto levemente amargo é compatível com pães, bolos, sopas, molhos e saladas.

Foto: Csaba Nagy/PixabayA tagete pode ser usada como substituta do açafrão.
A tagete pode ser usada como substituta do açafrão.

7 – Violeta: é preciso ter atenção com o consumo desta flor! Existem várias espécies diferentes de violeta e nem todas são comestíveis. As próprias para consumo possuem sabor adocicado e são usadas em sobremesas, geleias, sorvetes, refogados, saladas e até mesmo consumidas cristalizadas.

8 – Cravina: como seu nome já sugere, o gosto dessa flor lembra o cravo-da-índia. Além de combinar com saladas, ela pode ser misturada ao açúcar e na receita bolos.

Foto: Reprodução BLOG FLORESO sabor da cravina lembra o cravo-da-índia.
O sabor da cravina lembra o cravo-da-índia.

9 – Flor-de-mel: apesar de suas pétalas brancas terem sabor doce e aroma de mel, suas folhas tem gosto apimentado. Ela é usada no preparo de sobremesas, carnes e peixes.

10 – Lavanda: famosa por ser usada na perfumaria e em produtos de limpeza, ela pode ser consumida em chás e bebidas, além de combinar com comidas refogadas e cozidas. Seu sabor é bem específico, tendo um toque cítrico.

Descubra também: Qual a maior flor do mundo?

Foto: Hans Braxmeier/PixabayA lavanda é uma flor muito usada também na perfumaria.
A lavanda é uma flor muito usada também na perfumaria.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais