Culinária: 10 flores comestíveis que você pode incluir em seus pratos
As flores comestíveis podem ser usadas em diversos pratos, como saladas, peixes, sobremesas, entre outros.

Principal símbolo da primavera, as flores dão um toque especial para jardins, gramados e qualquer lugar em que estão presentes. Coloridas, há quem diga que elas alegram o ambiente e trazem uma beleza única. Não é à toa que elas são usadas na decoração de eventos especiais, como casamentos. Porém, o que poucas pessoas sabem é que muitas são flores comestíveis.
Elas podem ser usadas em diversos pratos e até mesmo em bebidas. Porém, não é qualquer flor que pode ser consumida! É preciso pesquisar antes, pois também existem flores tóxicas. Para facilitar a vida dos nossos leitores, o Dr. Curioso fez uma lista com 10 flores que podem ser usadas na gastronomia:
1 – Amor-perfeito: delicada e encontrada em diversas cores, essa flor pode ser usada em saladas de fruta, bebidas e sopas. Seu sabor é suave e adocicado.
2 – Capuchinha: com gosto suavemente apimentado, ele se assemelha ao do agrião. É indicada para aromatizar vinagres, além de ser usada em saladas e acompanhar pratos frios.

3 – Calanchoe: flor bastante resistente e de folhagem grossa, ela harmoniza com peixes e massas. Seu sabor é azedo e as pétalas podem ser de várias cores.
4 – Rosas: o sabor pode ser doce ou amargo, dependendo da espécie (todas são comestíveis). Ela é usada principalmente em bolos e sobremesas, mas também já virou ingrediente de pizza. Fazer geleia a partir dessa flor também é uma opção deliciosa.

5 – Dentes de leão: seu sabor lembra o mel e por isso combina com refogados, saladas, geleias e sobremesas. Além de agradar o paladar, essa flor também traz benefícios para a saúde, pois contém propriedades antirreumáticas e antioxidantes.
6 – Tagetes: flor de origem mexicana, ela pode ser utilizada para substituir o açafrão. Seu gosto levemente amargo é compatível com pães, bolos, sopas, molhos e saladas.

7 – Violeta: é preciso ter atenção com o consumo desta flor! Existem várias espécies diferentes de violeta e nem todas são comestíveis. As próprias para consumo possuem sabor adocicado e são usadas em sobremesas, geleias, sorvetes, refogados, saladas e até mesmo consumidas cristalizadas.
8 – Cravina: como seu nome já sugere, o gosto dessa flor lembra o cravo-da-índia. Além de combinar com saladas, ela pode ser misturada ao açúcar e na receita bolos.

9 – Flor-de-mel: apesar de suas pétalas brancas terem sabor doce e aroma de mel, suas folhas tem gosto apimentado. Ela é usada no preparo de sobremesas, carnes e peixes.
10 – Lavanda: famosa por ser usada na perfumaria e em produtos de limpeza, ela pode ser consumida em chás e bebidas, além de combinar com comidas refogadas e cozidas. Seu sabor é bem específico, tendo um toque cítrico.
Descubra também: Qual a maior flor do mundo?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso