Crescimento das plantas é prejudicado por causa de bitucas de cigarro

Estudos e testes apontaram que o desenvolvimento das plantas é prejudicado pelo material.

Os cigarros são famosos por serem prejudiciais para a saúde. Apesar disso, pelo menos uma a cada cinco pessoas possuem o hábito de fumar, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). O problema é que, além de fazer mal para o corpo, parte dos fumantes está prejudicando as plantas. Isso está acontecendo devido ao descarte incorreto das bitucas.

Cigarro pode causar DPOC. Saiba o que é essa doença

Pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, fizeram estudos e testes e descobriram que as bitucas de cigarro atrapalham o crescimento das plantas. Para os experimentos, eles utilizaram grama e uma espécie de trevo. A pesquisa, liderada pela bióloga Dannielle Green, foi publicada em um artigo no periódico Ecotoxicology and Environmental Safety.

As plantas foram divididas em partes, algumas com bitucas de cigarro fumadas no solo, outras com bitucas novas e o restante com tocos de madeira simulando o lixo.

Os resultados mostraram que os trevos que tiveram contato com as bitucas verdadeiras tiveram uma redução de 27% na taxa de germinação, o tamanho do broto foi 28% menor e o tamanho da raiz diminuiu em 57%. No caso da grama, a germinação reduziu em 10% e o tamanho em 13%.

Os números serviram para demonstrar algo que os pesquisadores já acreditavam: o problema está no material utilizado no filtro do cigarro, e não nas toxinas liberadas com a queima dele.

Pode até ser consenso que as pessoas sabem dos prejuízos que o cigarro causa para a saúde e para o meio ambiente, o que muita gente não sabe é que os filtros utilizados para fabricá-lo não são biodegradáveis. Apesar de parecerem um material frágil e feito de papel, na verdade eles são feitos de um bioplástico chamado fibra de acetato de celulose. A estimativa é de que esse material demore, no mínimo, dois anos para se decompor totalmente.

E, para piorar a situação das plantas, os números são preocupantes. Anualmente, cerca de 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são descartadas – grande parte de forma incorreta. Esse número é assustador, pois é como se cada habitante da Terra fumasse, em média, 600 cigarros todos os anos. Além de prejudicar as plantas, esse material ainda é um dos principais poluidores dos Oceanos.

Foto: Reprodução InternetEstima-se que todos os anos, 4,5 trilhões de bitucas são descartadas.
Estima-se que todos os anos, 4,5 trilhões de bitucas são descartadas.

Reciclagem de bitucas de cigarro

Se você é fumante e não deseja deixar o cigarro de lado, mas pretende contribuir para o meio ambiente, saiba que as bitucas podem ser recicladas. Diversas empresas já disponibilizam serviços de coleta e vendem locais para armazenar esse lixo de forma menos poluente.

Algumas dessas empresas ainda vão além e causam o efeito contrário mostrado na pesquisa: transformam as bitucas em adubo para as plantas (mas, para isso, é preciso que elas passem por alguns processos).

Aprenda também: O que é o plástico verde?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais