Conheça o Parque Nacional das Sete Cidades

A formação do local tem grande importância do ponto geológico, principalmente porque conserva os recursos hídricos.

Através do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), diversas áreas de preservação são mantidas no território brasileiro. No Piauí, uma delas é o Parque Nacional das Sete Cidades.

Localizado no nordeste piauiense, ele abrange as cidades de Piracuruna e Brasileira, tendo uma área total de 6.221,48 hectares, com um perímetro de 36 quilômetros. No entorno do parque fica a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba. O nome do local se deu devido às "cidades de pedras" encontradas em seu território.

No Parque Nacional das Sete Cidades, estão localizadas savanas áridas, representadas pelas florestas de babaçu, e também áreas que possuem um encontro entre savana, savana árida e floresta sazonal. As pinturas rupestres e inscrições pré-históricas são o principal atrativo do local.

A formação do local tem grande importância do ponto geológico, principalmente porque conserva os recursos hídricos, em uma região do país onde a água não é encontrada em abundância. Além disso, a paisagem forma um cenário diferenciado para quem gosta de tirar fotos.

O parque foi criado através do Decreto 50.744, em 8 de junho de 1961, pelo presidente Jânio Quadros. O objetivo é que com ele, ecossistemas naturais possam ser preservados e sirvam para pesquisas científicas.

Na fauna, a diversidade é grande, contendo espécies como murici, lixeira, pau-terra, pequi, juazeiros, aroeiras e cactos. Nos locais com nascentes, é possível encontrar plantas aquáticas.

A visitação ao local é gratuita, porém os turistas precisam estar acompanhados de guias turísticos, que cobram à parte pelo passeio.

Os viajantes ainda podem se hospedar dentro da Unidade de Conservação, que possui um Hotel-Abrigo com 12 apartamentos. Nas imediações do parque há outras opções, como hotéis e pousadas.

Confira abaixo algumas fotos do parque:

Foto: Reprodução/TV ClubeParque Nacional das Sete Cidades
Foto: ICMBioParque Nacional das Sete Cidades
Foto: Panorama CulturalParque Nacional das Sete Cidades
Foto: Qual ViagemParque Nacional das Sete Cidades
Foto: ICMBioParque Nacional das Sete Cidades

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais