Conheça o Monte Fuji, no Japão

Nosso planeta sempre tem a capacidade de nos surpreender com lugares belíssimos e encantadores. Conheça o Monte Fuji, no Japão, e se apaixone por esse cartão postal.

O Monte Fuji é o principal cartão postal japonês e é uma das três montanhas sagradas do país. Os japoneses o chamam de Fuji-san, e as pessoas ocidentais também o conhecem como Fujiyama.

Ele fica localizado na Ilha de Honshu, a oeste de Tóquio, na fronteira das províncias de Yamanashi e Shizuoka, próximo da costa do Oceano Pacífico. O monte é cercado pelos Cinco Lagos de Fuji: Kawaguchi, Yamanaka, Sai, Shoji e Motosu.

Foto: Reprodução InternetMonte Fuji

Ele possui 3.776 metros de altura e é a montanha mais alta do Japão. Sua cratera tem 820 metros de profundidade e seu diâmetro de superfície possui 1.600 metros. No ranking mundial, o Fuji ocupa a 35ª posição de montanha mais alta. A temperatura média no topo varia de 8ºC a 18ºC no verão e, durante o inverno, a temperatura pode atingir -40ºC.

Porém, o Monte Fuji não é uma montanha comum. O monte é, na verdade, um vulcão adormecido, inativo há mais 300 anos. A última erupção desse monte aconteceu de 16 de dezembro de 1707 até 01 de janeiro de 1708.

Segundo a cultura japonesa, todos os homens deve, pelo menos uma vez durante sua vida, escalar essa bela montanha. De acordo com a lenda, quem o escalar terá bênçãos espirituais e sorte na vida. Todos os anos, milhares de montanhistas escalam o Fuji, e também cidadãos comuns. O número anual de visitantes que sobem o monte é de aproximadamente 200 mil.

Há varias rotas para escalar o Fuji, e elas contam com diversos pontos de parada, onde se pode descansar e até mesmo comprar comida. O nível de dificuldade de escalada do monte é considerado médio para baixo.

Foto: Reprodução InternetMonte Fuji

O Monte Fuji pode ser visto há muitos quilômetros de distância, e nas proximidades, existem vários pontos de observação dessa montanha. A época mais bonita para vê-lo é entre os meses de novembro e maio, quando ele está coberto de neve.

Para algumas religiões, ele é um monte sagrado. O povo Ainu, por exemplo, o reverencia, e a seita Fujiko acredita que ele tenha alma, como uma pessoa. Para os budistas, ele é a porta de entrada para um novo mundo. Esse monte tem tanta importância, que ele tem até um dia especial. O dia 23 de fevereiro é considerado o Dia do Monte Fuji, ou também chamado de Fujisan No Hi.

Essa montanha é considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, ele também é considerado a montanha mais bonita do mundo.

Foto: Reprodução InternetMonte Fuji

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais