Conheça o maior ser vivo do planeta, o cogumelo-do-mel

Além de maior ser vivo, ele é usado na culinária.

Quando pensamos em seres vivos enormes, imaginamos logo algum animal como um elefante ou uma baleia. Porém, o maior ser vivo que existe em nosso planeta, não é sequer um animal. O maior de todos os seres vivos é um fungo, o Armillaria solidipes, conhecido como cogumelo-do-mel.

É incrível pensar que um fungo pode ser o maior ser vivo, não é mesmo? Mas é a realidade. O cogumelo-do-mel vive na Floresta Nacional de Malheuer, no leste do estado de Oregon, nos EUA. Seu tamanho pode chegar aos 4 km de diâmetro e seu peso a 605 toneladas. Ele foi descoberto pela primeira vez em novembro de 2000 e, segundo estudiosos, ele possui 2.400 anos de idade. Algumas pesquisas apontam uma idade ainda maior, de cerca de 8 mil anos.

Foto: Reprodução InternetCogumelo-do-mel
 

Esse fungo é de um gênero parasita, que ataca raízes de árvores e arbustos, matando-os. Eles são capazes de se colonizar e crescer mesmo sem o anfitrião vivo, pois seu alimento é a matéria morta que ele gera. Sua massa se estende pelo solo, abaixo da camada da serrapilhadeira – camada composta por restos de vegetação em diferentes estágios de decomposição –, e pode também aparecer na superfície em forma de cogumelos nas cores amarela e marrom. Como sua maior parte não está visível acima do solo, muitas pessoas não conseguem compreender a dimensão de tamanho desse fungo.

O organismo desse fungo é composto por rizomorfos pretos, que são estrututas semelhantes às raízes das plantas, que servem para transportar os nutrientes por longas distâncias. No outono, surgem os cogumelos, que tem a função de roubar água e nutrientes das plantas, causando a morte delas e, consequentemente, gerando alimento para o fungo.

Mesmo que alguma parte do fungo venha a morrer, a estrutura do mesmo não é comprometida e seu crescimento não é afetado. Estima-se que, anualmente, o fungo possa crescer entre 70 cm e 1,20 metros.

O cogumelo-do-mel é bastante usado na culinária, mas é preciso ser cozido de maneira correta, caso contrário, se torna levemente tóxico.

Veja também: Quais os animais mais coloridos da natureza?

Foto: Reprodução InternetCogumelo-do-mel
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais