Conheça o jambu, planta típica que pode virar tempero no Brasil

A planta é bastante conhecida no Norte brasileiro e já é ingrediente de vários pratos típicos.

Diariamente as pessoas consomem uma grande quantidade de comida em todo o mundo. Para deixar os alimentos mais saborosos, nada melhor do que um bom tempero. E, no Brasil, não é diferente. As opções de tempero são inúmeras e podem aumentar ainda mais. O jambu, verdura nativa do Brasil, pode virar um tempero vendido em todo o país.

Também chamada de ‘agrião da Amazônia’, essa verdura, muito consumida na região Norte do Brasil, foi transformada em extrato pelo farmacêutico Rodney Ferreira Rodrigues. Agora, a startup Especiarias da Amazônia quer fazer com que a planta se torne um tempero, semelhante ao orégano.

Atualmente, o jambu (Acmella oleracea) é muito usado em pratos típicos da culinária da região norte, principalmente no estado do Pará. Ele combina com receitas como pato no tucupi, arroz paraense e o tacacá. Com a planta também é feita a cachaça de jambu, famosa por causar um adormecimento na boca ao ser consumida. Além das folhas, as flores também podem ser consumidas.

Foto: Reprodução Amazonia.orgO jambu é uma planta originária da América do Sul, muito consumida no Norte do Brasil.
O jambu é uma planta originária da América do Sul, muito consumida no Norte do Brasil.

A produção desse novo tempero seria feita a partir da sobra da produção do extrato, ou até mesmo usando a própria planta moída. Além de sabor, ele seria um aliado da saúde, pois tem poder antioxidante, diurético, antiasmática, anti-inflamatório e anestésico.

Por ser rico em fibras, o jambu também é ótimo para ser consumido por pessoas com diabetes, pois retarda a absorção de carboidratos, o que é bom para diabéticos. Quem sofre de osteoporose também se beneficia da planta, que é rica em cálcio. A ação antioxidante evita o envelhecimento das células e evita danos contra o DNA.

Por causa de seu efeito anestésico, a planta ainda desperta o interesse de pesquisadores da área da odontologia, que podem criar um meio de utilizá-la para amenizar dores na região dos dentes.

Apesar de ser originária da América do Sul, o jambu também pode ser encontrado na ilha de Madagascar e no sudoeste asiático, principalmente nas ilhas Mascarenhas.

Veja também: De que é feito o Wasabi?

Aprenda: Quais os tipos de sal que existem?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais