Conheça o cabeça-de-cobra, peixe que pode sobreviver fora da água

Podendo chegar a 80 centímetros de comprimento, esse peixe de água doce é originário da China, Rússia e da península da Coreia.

Os peixes são animais aquáticos, que tem como uma de suas características não sobreviverem se não estiverem dentro de rios, lagos e mares. Porém, para uma espécie deles, a falta de água não é um problema não grave. O peixe cabeça-de-cobra consegue sobreviver por algum tempo fora da água.

Foto: Departamento de Recursos Naturais da GeórgiaO peixe cabeça-de-cobra pode respirar fora da água por vários dias.
O peixe cabeça-de-cobra pode respirar fora da água por vários dias.

O cabeça-de-cobra (Channa argus) recebeu esse nome devido a sua cabeça achatada. Podendo chegar a 80 centímetros de comprimento, esse peixe de água doce é originário da China, Rússia e da península da Coreia.

Ele é conhecido por ser um predador capaz de ingerir uma grande quantia de comida, que varia de plânctons, rãs e até pequenos lagartos. Porém, sua principal característica é a capacidade de respirar fora da água. Além disso, eles conseguem ficar em águas com baixas taxas de oxigênio.

De acordo com autoridades norte-americanas, todos os tipos de peixe cabeça-de-cobra conseguem sobreviver mesmo na terra, pois conseguem respirar o ar atmosférico. Isso é possível pois eles possuem pequenas bolsas acima de suas brânquias, que funcionam como se fossem pulmões, armazenando o ar para, posteriormente, extraírem o oxigênio.

Por causa dessa característica, eles conseguem viver longe da água por alguns dias. Eles se locomovem na terra através de pequenos saltos, que os capacitam para percorrer pequenas distâncias. Isso faz com que ele consiga “trocar de águas” em busca de novas refeições.

Foto: Brian Gratwicke/Creative CommonsEssa espécie pode se reproduzir de forma demasiada, se tornando um problema.
Essa espécie pode se reproduzir de forma demasiada, se tornando um problema.

Combater essa espécie de peixe é difícil, pois ele tem uma alta taxa de reprodução. Uma fêmea pode depositar, anualmente, cerca de 100 mil ovos. Nos EUA, por exemplo, a população é orientada a matar esse animal quando é encontrado.

O motivo da espécie precisar ser “eliminada” é que ela representa uma ameaça para outras espécies de animais, não somente por serem presas. Por se alimentar em grande quantidade, os cabeça-de-cobra acabam com o alimento do habitat rapidamente, fazendo com que outras espécies sejam prejudicadas e fiquem sem oferta de alimento. Consequentemente, isso causaria um desequilíbrio ambiental.

Descubra: Por que a minhoca é um dos animais mais importantes do planeta?

Veja também: Por que o bicho-preguiça faz tudo de forma lenta?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais