Conheça o Ah-Shi-Sle-Pah, uma das paisagens mais exóticas do mundo

Um dos motivos do parque ser pouco explorado é que ele fica em uma área isolada. Para chegar até ele, os turistas precisam encarar 25 quilômetros de estrada sem pavimentação.

A diversidade de paisagens ao redor do mundo é algo que encanta as pessoas há muitos anos. E, quanto mais ação da natureza e menos do homem tem em um local, a tendência é que mais surpreendente ele é. O deserto de Ah-Shi-Sle-Pah é um bom exemplo disso.

Localizado entre o Chaco Canyon e o Deserto de De-Na-Zin, o Ah-Shi-Sle-Pah Wilderness Study Area (Área de Estudo da Vida Silvestre Ah-Shi-Sle-Pah) fica no Novo México (EUA) e se trata de um Parque Nacional. No dialeto navajo, seu nome significa “iodo verde”. A geologia do lugar foi sendo esculpida pela natureza ao longo de milhares de anos e, hoje, trata-se de uma paisagem encantadora, porém, pouco conhecida.

A área é composta por troncos petrificados, ossos de dinossauros e formações rochosas chamadas pelos geólogos de “chaminés de fadas”. Essas rochas começaram a surgir há cerca de 75 milhões de anos, no final do período Cetáceo, e são compostas por arenito, xisto, lamito e um tipo de carvão mineral chamado hulha. O vento, a chuva e o gelo foram os responsáveis por dar ao local a forma que conhecemos hoje.

No Ah-Shi-Sle-Pah, diversos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos foram encontrados. Em 1992, a área foi reconhecida pelo caçador de dinossauros Charles Hazelius Sternberg, após o mesmo coletar uma espécime do tipo Pentaceratops fenestratus. Após isso, muitos outros exemplares foram localizados no parque e boa parte deles foi levada para o Museu da Evolução, na Universidade de Uppsala, na Suécia.

Os poucos visitantes que vão até o local possuem um privilégio que poucas pessoas tem: eles podem coletar plantas, moluscos, animais invertebrados e artrópodes marinhos fossilizados e levar para casa, assim como troncos de árvores petrificados de até 10 kg.

Um dos motivos do parque ser pouco explorado é que ele fica em uma área isolada. Para chegar até ele, os turistas precisam encarar 25 quilômetros de estrada sem pavimentação.

Confira abaixo algumas imagens desse lugar surpreendente:

Foto: D. BehrensO Ah-Shi-Sle-Pah fica localizado em San Juan, no Novo México (EUA).
O Ah-Shi-Sle-Pah fica localizado em San Juan, no Novo México (EUA).
Foto: Stan Rose PhotograpyNo local, diversos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos foram encontrados.
No local, diversos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos foram encontrados.
Foto: Reprodução InternetNo dialeto navajo, Ah-Shi-Sle-Pah significa “iodo verde”.
No dialeto navajo, Ah-Shi-Sle-Pah significa “iodo verde”.
Foto: Stan Rose PhotograpyUm dos motivos do parque ser pouco explorado é que ele fica em uma área isolada.
Um dos motivos do parque ser pouco explorado é que ele fica em uma área isolada.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais