Conheça Chefchaouen, a cidade azul

Ela com certeza é diferente de tudo que você já viu na vida. Conheça a cidade marroquina onde a maioria dos prédios são pintados de azul.
Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

Qual a cor de uma cidade? Normalmente, quando se trata de uma cidade do interior, a cor em destaque é o verde da natureza. Em uma cidade grande, vemos uma mistura de cinza da maioria dos prédios com as cores de milhares de propagandas. Em cidades históricas, normalmente, encontramos monumentos históricos de diferentes cores, deixando a cidade colorida e alegre.

Mas nem todas as cidades do mundo se encaixam nos padrões acima. Uma cidade em Marrocos, chamada Chefchaouen, resolveu inovar e ser diferente de tudo que você já imaginou ver. O motivo? A maioria das construções da cidade é pintada de azul.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

Ela fica localizada no coração das montanhas Rif, entre os picos Tisouka e Megou, no nordeste do Marrocos. O nome da cidade, em berbere, significa “olhe os chifres”.Chefchaouen fica a 350 quilômetros de Casablanca, onde fica o principal aeroporto do Marrocos.

A região de Rif é considerada sagrada, onde estão enterrados antigos e importantes profetas locais. A cidade é chamada de Chaouen, pelos moradores locais.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

A cidade foi fundada no ano de 1471, por Moulay Ali Bem Rachid, seguidor de um desses profetas. Ele usou a aldeia como base contra ataques de portugueses.   Por causa da Inquisição Espanhola, o local virou refúgio para muitos judeus europeus, que começaram a chegar ao local a partir do final do século XV.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

Por muito tempo, Chefchaouen se fechou aos estrangeiros e acolhia apenas a peregrinos. O isolamento era tão grande, que em 1920, os judeus ainda falavam uma língua que não se ouvia na Espanha há 400 anos.

Hoje, a cidade é totalmente aberta aos turistas e faz questão de manter viva a forte cultura Riffian.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

A tradição de pintar a cidade de azul surgiu em 1900. O motivo? Azul é uma cor sagrada do mar e do céu e, para o judaísmo, a cor é reconhecida como um símbolo de Deus. Por isso, passou-se a pintar os locais de azul, para que Deus nunca fosse esquecido. Outro motivo, é que eles acreditam que a cor afasta os mosquitos.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen
 

A cidade não é azul em sua totalidade. A maior concentração de prédios azuis é na “medina”, centro histórico da cidade. Nessa região, é possível encontrar uma infinidade de vielas e escadarias.

Foto: Reprodução InternetChefchaouen

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais