Conheça alguns pratos típicos da culinária brasileira

Veja algumas delícias tipicas das cozinhas de nosso país.

Quando se fala em culinária brasileira, sem dúvidas o primeiro prato que pensamos é o famoso e adorado arroz com feijão. Porém, nem só de arroz e feijão é feita a culinária do Brasil. Conheça agora alguns pratos típicos de nosso país.

Tacacá: É um prato típico da região norte do país e tem origem indígena. Ele é feito com tucupi e goma de tapioca e é parecido com uma sopa. O prato é servido quente e leva também camarão seco e jambu, uma folha encontrada na região.

Foto: Reprodução InternetTacacá

Acarajé: Essa comida típica do nordeste, mais especificamente da Bahia, foi criada pelos escravos africanos quando vieram para o Brasil. É um bolinho feito de feijão fradinho moído e que pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão, tomates verde e vermelho com coentro e pimenta. Ele é frito no azeite de dendê e depois partido ao meio para que o recheio seja colocado.

Foto: Reprodução InternetAcarajé

Tapioca: De origem indígena, a tapioca é feita com gome de mandioca hidratada. Ela pode ser consumida com diversos recheios (que podem ser variados, igual ao pastel) ou até mesmo pura. Em alguns estados ela recebe o nome de beiju. Apesar de ser um prato do nordeste, ela já conquistou os quatro cantos do Brasil e é muito consumida em todo país.

Foto: Reprodução InternetTapioca

Galinhada com pequi: É feita com arroz, galinha e o principal ingrediente é o pequi, fruta típica de Goiás e muito apreciada na região. Típica da região centro-oeste, é um dos pratos favoritos do local, agradando a moradores e turistas.

Foto: Reprodução InternetGalinhada com Pequi

Moqueca capixaba: Esse prato do Espírito Santo é feito de peixe cozido com verduras e frutos do mar. O prato é servido em praticamente todos os restaurantes da região e pode ser feito com diversos peixes, sendo os mais utilizados o dourado, o badejo e o cação. O cozimento é feito na panela de barro, que remonta a origem do prato criado com traços da cultura indígena.

Foto: Reprodução InternetMoqueca

Entrevero: Típico do sul do país, o prato é feito com pinhão, carne de porco, carne de gado, carne de frango, bacon, calabresa, cebola, pimentões, tomates e tempero. O prato pode ganhar outros ingredientes, como cenoura, brócolis, dependendo do gosto de quem o prepara.

Foto: Reprodução InternetEntrevero

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais