Conheça a tanchagem, erva considerada a melhor curandeira do mundo

Existem pelo menos 158 tipos diferentes de tanchagem, mas essa planta, do gênero Plantago, tem uma característica comum a todas elas: em suas folhas são encontradas sete “veias”.

Antes da medicina e dos remédios serem inventados, uma das coisas mais importantes para as pessoas era conhecer o poder das plantas. Elas eram (e continuam sendo, em muitos casos) a melhor forma de curar alguma doença, por isso o conhecimento a respeito delas era algo muito valioso.

Uma erva muito utilizada até hoje e que possui muitas finalidades é a tanchagem ou tansagem. Ela pode ser encontrada na beira de estradas, em jardins, em campos, etc., pois suas sementes são espalhadas com o vento facilmente. Existem pelo menos 158 tipos diferentes de tanchagem, mas essa planta, do gênero Plantago, tem uma característica comum a todas elas: em suas folhas são encontradas sete “veias”. Antigamente, ela era um importante ingrediente de emplastos curativos, que eram utilizados para retirar toxinas de animais venenosos e peçonhentos, além de usada para abaixar a febre.

A tanchagem pode ser utilizada como uma erva medicinal e, em algumas culturas, serve até mesmo como alimento. As espécies mais conhecidas dessa planta são a Plantago ovata, Plantago tomentosa, Plantago lanceolata e Plantago Maior.

Foto: Reprodução InternetA tanchagem pode ser encontrada facilmente em jardins, beiras de estradas, campos, entre outros locais.
A tanchagem pode ser encontrada facilmente em jardins, beiras de estradas, campos, entre outros locais.

As sementes da tanchagem são muito utilizadas para tratar colesterol alto e prisão de ventre. As folhas da planta são anti-inflamatórias, antimicrobianas e também tem efeito analgésico. Ela ainda é ótima quando o assunto é regeneração da pele. Outra utilidade para ela é durante gripes, diarreias e outros sintomas resultantes de gripes e resfriados. As aftas também podem ser eliminadas através do uso da planta.

Essa planta ainda é rica em cálcio, minerais e vitaminas, principalmente a vitamina K (motivo de ela ser utilizada nos emplastos para curar cortes e outros ferimentos). Quando usada para machucados, ela age como um cicatrizante e acelera a coagulação do sangue.

Na gastronomia, as folhas da tanchagem podem compor saladas, ser refogadas ou fazer parte de uma sopa. Para ser utilizada como planta medicinal para os problemas de saúde citados, ela deve ser consumida em forma de chá.

Veja também: Os benefícios da castanha de bauru para nossa saúde

Veja também: Qual o alimento com mais vitaminas que existe?

Veja: Por que tomar chá todos os dias faz bem para a saúde?

Contra indicação

A tanchagem não deve ser consumida por mulheres grávidas, que estejam amamentando e por pessoas com problemas de coração.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais