Conheça a planta que é considerada o novo ‘ouro brasileiro’

Saiba como ela é aproveitada e qual o motivo de ser tão importante.

Com uma flora rica, o Brasil possui muitas árvores que são favorecidas quando plantadas em solo brasileiro. Um exemplo histórico de árvores que resultaram em muita riqueza para nosso país é o Pau-Brasil.

Hoje, as apostas são para outra árvore, uma palmeira. É a macaúba (Acronomia aculeata), árvore que está gerando boas expectativas em pesquisadores quanto a suas utilidades.

Essa espécie de palmeira pode chegar a 20 metros de altura e possui espinhos longos em seu tronco. As flores ficam agrupadas em cachos que podem pesar até 60 kg e suas folhas podem chegar aos 5 metros de comprimento. Ela é uma planta altamente resistente, podendo suportar pragas, alterações climáticas e até queimadas.

Foto: Reprodução InternetMacauba

Ela pode ser encontrada em todo o Brasil, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em alguns lugares, ela possui outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-de-espinho e coco-baboso. Ela é cotada como uma ótima fonte de combustível desde 2000, e cada vez tem se mostrado mais útil comercialmente.

O óleo da macaúba é considerado nobre. Ele é retirado da polpa da fruta. Segundo o biólogo e professor Sergio Motoike, esse óleo tem grande uso na alimentação da população, na oleoquímica e pode ser utilizado na indústria de cosméticos. Além disso, o óleo também é recomendado para a produção de biodiesel e bioquerosene. Outra serventia para o óleo, é que ele é um ingrediente para a produção de margarina e sabonetes.

Todas as partes dessa árvore podem ser aproveitadas. Do broto da árvore, é possível retirar o palmito. O tronco pode ser usado para construções, já as folhas servem para a confecção de redes e produção de linhas para pesca. No Pantanal, as folhas são bastante utilizadas como forrageio para os animais.

Foto: Reprodução InternetMacauba

O fruto dessa palmeira possui quatro partes: casca, polpa, endocarpo e amêndoa. O endocarpo é a parte dura em volta da semente. Ele pode se transformar em carvão vegetal e ativado. Com as cascas e restos de amêndoas, é possível fazer uma torta para alimentar o gado, pois é rica em proteínas. A polpa da fruta é aproveitada na fabricação de sorvetes, sucos, bolos, pães e doces.

Quando o assunto é saúde, ela é uma boa aliada também. Ela é uma ótima fonte de betacaroteno e carotenoide. É antioxidante, ajuda a fortalecer e dar brilho aos cabelos. Além disso, é rica em Ômega 3, 6 e 9, Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E.

Foto: Reprodução InternetMacauba

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais