Conheça a Logos Hope, maior livraria flutuante do planeta

Com capacidade para 442 pessoas e considerada a maior livraria flutuante do mundo, ela viaja promovendo a cultura pelos portos em que atraca.

Se você gosta de ler, você provavelmente é uma daquelas pessoas que enlouquece ao entrar em uma livraria. Já imaginou entrar em um ambiente diferente, mas que também é repleto de livros? É o caso da Logos Hope, um navio que possui a bordo mais de 5 mil livros, vendidos por um preço acessível para todas as classes sociais.

Foto: Logos HopeO navio da Logos Hope recebe visitantes gratuitamente nos portos em que atraca.
O navio da Logos Hope recebe visitantes gratuitamente nos portos em que atraca.

Com capacidade para 442 pessoas e considerada a maior livraria flutuante do mundo, a embarcação é responsabilidade da empresa alemã GBA Ships e viaja pelo mundo promovendo a cultura pelos portos em que atraca. Além de incentivar e promover a importância da leitura para a população, a Logos Hope realiza projetos sociais de ajuda humanitária e conta com cerca de 400 voluntários (de 60 nacionalidades diferentes) para isso.

Na “feira flutuante”, é possível encontrar uma sessão de livros voltada exclusivamente para o público infantil, além de livros sobre educação complementar, interesses profissionais, desenvolvimento pessoal, entre outros.

A visitação ao local é gratuita e a doação de exemplares é realizada no navio. Se você possui em casa livros que já cansou de ler e tiver a oportunidade de visitar a embarcação, pode doá-los para que cheguem até outros leitores. Além de promover a leitura, ainda possui um teatro a bordo, para incentivar a prática e apreciação de tal arte.

A Logos Hope não possui fins lucrativos e surgiu em 2009. As viagens são financiadas através de um grupo de doadores, através dos membros da tripulação – que possuem uma espécie de patrocínio – e com a venda de livros. Estima-se que desde que iniciou as viagens, a embarcação já tenha passado por 150 países, recebido mais de 7 milhões de leitores e vendido, pelo menos, 8 milhões de livros. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado exclusivamente para os custos do navio e das viagens.

Descubra também: Qual a biblioteca mais bonita do mundo?

Confira também: Árvore centenária é transformada em biblioteca comunitária

Foto: Reprodução InternetA Logos Hope, além da leitura, também promove o teatro e projetos sociais.
A Logos Hope, além da leitura, também promove o teatro e projetos sociais.

Logos Hope no Brasil

Se você mora nas cidades de Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador ou Belém, você poderá conhecer essa maravilhosa embarcação em breve!

A partir do dia 23 de agosto, o navio estará atracado no Porto de Santos, onde permanecerá até o dia 17 de setembro. Em seguida, ele irá para o Rio de Janeiro e ficará até dia 8 de outubro, quando vai para Vitória, onde estará até o dia 22 de outubro. Entre os dias 24 de outubro até 12 de novembro será a vez de Salvador receber a embarcação. Finalizando a viagem pelo Brasil, a última cidade em que a livraria flutuante atracará será em Belém, no período de 18 de novembro a 6 de dezembro.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais