Conheça a ilha mais mortal do mundo, localizada no Brasil

A Ilha das Cobras, como é conhecida, fica há 144 quilômetros da costa de SP.

As ilhas costumam serem lugares paradisíacos. Sempre que pensamos em uma ilha, pensamos em um lugar preservado, surpreendente. Porém, uma ilha no Brasil é tão preservada, que é considerada a mais mortal do mundo. É a Ilha da Queimada Grande.

Localizada há de 144 km da costa do estado de São Paulo, ela é conhecida como Ilha das Cobras, o que já explica porque ela é tão perigosa. A ilha é o lar de cerca de 4 mil jararacas-ilhoa, uma das espécies de cobras mais perigosas e letais do mundo. O tamanho da ilha é de um quilômetro e meio. Ou seja: 1500 metros repletos de cobras.

O veneno desse animal pode matar uma pessoa em uma hora. Ele pode causar necrose do tecido muscular, insuficiência renal, hemorragia cerebral e intestinal. Mesmo sendo tratada rapidamente, a pessoa tem somente 3% de chance de sobreviver. Estima-se que esse veneno seja 5 vezes mais forte do que de qualquer outra cobra brasileira.

Por ser um local extremamente perigoso, visitas à ilha são proibidas. Somente a Marinha do Brasil e alguns pesquisadores podem ir ao local eventualmente. Porém, alguns caçadores clandestinos vão a ilha em busca do animal, pois seu valor no mercado negro pode chegar aos 30 mil reais.

Foto: Reprodução Internetilha das cobras
 

Lendas

Uma lenda conta que três pescadores famintos foram até a ilha, atraídos pelas bananeiras que havia nela. Eles foram picados por cobras e voltaram rapidamente para seu barco. Segundo a história, várias semanas depois, o corpo de dois desses pescadores foi encontrado no barco, em poças de sangue. O corpo do terceiro pescador nunca foi encontrado.

Também existe uma lenda envolvendo a morte do último zelador do farol que morou na ilha. No ano de 1920, ele foi enviado para a ilha junto com sua esposa e sua filha. Frequentemente, mantimentos eram levados para a ilha para a sobrevivência da família. Em uma dessas idas, a família foi encontrada morta. A lenda diz que as cobras invadiram a área do farol, apesar dos muros de proteção, e também que até hoje é possível ouvir uma leve risada de uma garotinha ecoando junto com o vento.

Nome da ilha

A ilha possui o nome de Queimada Grande porque, antigamente, quando alguém visitava o local, eles ateavam fogo para espantar as cobras e entrar na ilha em segurança.

Foto: Reprodução Internetilha das cobras

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais