Conheça a biblioteca mais bonita do mundo

A biblioteca Clementinum é o lugar dos sonhos para os amantes dos livros. Conheça mais sobre o local!
Foto: Reprodução internetbiblioteca clementinum
 

As bibliotecas são lugares mágicos, que guardam muito mais do que livros. Para os amantes da literatura, as bibliotecas são praticamente um “ponto turístico favorito”. Elas são mais do que simples paredes construídas para abrigar livros.

Algumas bibliotecas pelo mundo possuem algo a mais: uma bela arquitetura. Construções magníficas tornam o ambiente ainda mais encantador, criando um ambiente totalmente único. E, a mais bonita delas, segundo o site Bored Panda, é a biblioteca Clementinum. Ela fica em Praga, na República Tcheca. A biblioteca está localizada no coração da Cidade Velha.

Foto: Reprodução internetbiblioteca clementinum
 

Construído em 1722, o edifício possui arquitetura barroca e rocócó e guarda mais de 20 mil livros. O teto é coberto por afrescos do pintor Jan Hiebl, que retratam assuntos envolvendo educação, imagens de santos, antigos patronos da biblioteca e outras pessoas importantes. Antes de se tornar essa maravilhosa biblioteca, o local era o terceiro mais colégio jesuíta do mundo, símbolo da reconquista católica. O interior do lugar é preservado, não sendo modificado desde o século 18.

Além de ser o abrigo de muitos livros, também é possível encontrar na Clementinum uma coleção de globos geográficos e astronômicos, feitos por padres jesuítas. O local possui diversos ambientes, como a Capela dos Espelhos e a Torre Astronômica.

Foto: Reprodução internetbiblioteca clementinum
 

Origem

A história do local remonta ao século XI, quando o primeiro prédio foi construído para ser uma capela dedicada a São Clemente. Na Idade Média, foi fundado no lugar um mosteiro dominicano e, em 1556, o edifício foi reformado para se tornar uma universidade jesuíta. A iniciativa foi apoiada pelo imperador Fernando Habsburg I. Em 1773, o Colégio dos Jesuítas passou a fazer parte da Universidade. Foi nesse mesmo ano que a Clementinum  tornou-se oficialmente uma biblioteca, observatório e universidade.

Foto: Reprodução internetbiblioteca clementinum

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais