Conheça a biblioteca mais bonita do mundo
A biblioteca Clementinum é o lugar dos sonhos para os amantes dos livros. Conheça mais sobre o local!
Algumas bibliotecas pelo mundo possuem algo a mais: uma bela arquitetura. Construções magníficas tornam o ambiente ainda mais encantador, criando um ambiente totalmente único. E, a mais bonita delas, segundo o site Bored Panda, é a biblioteca Clementinum. Ela fica em Praga, na República Tcheca. A biblioteca está localizada no coração da Cidade Velha.
Construído em 1722, o edifício possui arquitetura barroca e rocócó e guarda mais de 20 mil livros. O teto é coberto por afrescos do pintor Jan Hiebl, que retratam assuntos envolvendo educação, imagens de santos, antigos patronos da biblioteca e outras pessoas importantes. Antes de se tornar essa maravilhosa biblioteca, o local era o terceiro mais colégio jesuíta do mundo, símbolo da reconquista católica. O interior do lugar é preservado, não sendo modificado desde o século 18.
Além de ser o abrigo de muitos livros, também é possível encontrar na Clementinum uma coleção de globos geográficos e astronômicos, feitos por padres jesuítas. O local possui diversos ambientes, como a Capela dos Espelhos e a Torre Astronômica.
Veja: Árvore centenária vira biblioteca comunitária
Origem
A história do local remonta ao século XI, quando o primeiro prédio foi construído para ser uma capela dedicada a São Clemente. Na Idade Média, foi fundado no lugar um mosteiro dominicano e, em 1556, o edifício foi reformado para se tornar uma universidade jesuíta. A iniciativa foi apoiada pelo imperador Fernando Habsburg I. Em 1773, o Colégio dos Jesuítas passou a fazer parte da Universidade. Foi nesse mesmo ano que a Clementinum tornou-se oficialmente uma biblioteca, observatório e universidade.
Conheça a Logos Hope, maior livraria flutuante do planeta

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso