Conheça a alopecia, doença que causa a queda de cabelos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa é uma doença inflamatória, que pode ser ocasionada por diversos fatores.

A alopecia é uma doença que afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo todo. Ela pode atingir pessoas de diferentes idades, até mesmo crianças, e de ambos os sexos. Sua principal característica é fazer homens e mulheres saudáveis perderem os cabelos de forma brusca e, em alguns casos, todos os pelos do corpo. Apesar de não “escolher idade”, estima-se que 60% dos casos afetem pessoas com menos de 20 anos.

Foto: Hospital Porto DiasA alopecia areata causa a queda de cabelos em determinadas regiões.
A alopecia areata causa a queda de cabelos em determinadas regiões.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa é uma doença inflamatória, que pode ser ocasionada por diversos fatores, como a genética e a participação autoimune. Ela é causada pelo sistema imunológico, que ataca o tecido corporal saudável por engano, tendo como alvo principal as estruturas responsáveis pela formação dos pelos.

Em alguns casos, a pessoa pode ter pequenas regiões afetadas (alopecia areata), mas em casos mais raros, o paciente pode perder o cabelo e todos os pelos, incluindo sobrancelhas e cílios (alopecia totalis). Alguns estudos apontam que a queda total ocorre em cerca de 5% dos casos.

Apesar de ser uma doença de pele, ela não é contagiosa e o cabelo pode voltar a crescer, pois os folículos pilosos não são destruídos, apenas inativados pela inflamação. Porém, por ser um problema de saúde que não tem cura, o paciente pode sofrer novos surtos da doença e as quedas acontecerem novamente.

Descubra: Por que algumas pessoas tem vitiligo?

Além da perda de cabelos, a alopecia oficialmente não possui outros sintomas, mas alguns portadores podem ter coceira ou queimação no local. As áreas afetadas geralmente são arredondadas ou ovais, podendo ser únicas ou múltiplas. A pele da região fica extremamente lisa e brilhante e, os pelos ao redor podem ser retirados facilmente se puxados. Alterações nas unhas são outra característica da doença, mas afetam, no máximo, 50% dos casos.

Em quase metade dos pacientes (cerca de 42%), outras pessoas da família possuem a doença. Alguns fatores como estresse e presença de microorganismos no ambiente podem despertar o problema. Muitas vezes, a alopecia ainda pode estar relacionada a outras doenças, como diabetes, tireoidites, lúpus, vitiligo, etc.

Foto: Reprodução InternetEm casos raros, a alopecia faz cair todos os pelos do corpo.
Em casos raros, a alopecia faz cair todos os pelos do corpo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais