Conheça 10 costumes do povo russo

Os russos, assim como os demais países do mundo, possuem costumes e tradições próprias. Conheça algumas delas!

Neste ano de 2018, a Rússia está em destaque na mídia, pois é o país sede da Copa do Mundo. O país, assim como os demais países do mundo, possuí suas tradições e costumes. Alguns deles, por sinal, são bastante curiosos. Confira!

1 – Os russos alugam gatos! Esse costume é bem estranho para nós, brasileiros, mas é algo totalmente normal e aceitável na Rússia. Os russos são apaixonados por esse felino e consideram que, quando alguém muda de casa, um gato deve ser o primeiro a entrar no local, pois dá sorte. Para quem não possui um gato e não pretende ter um por diversos motivos, é possível procurar uma agência especializada e alugar um bichano, somente para dar sorte.

2 – Bacon para os... pássaros! Sim, na Rússia o bacon deve existir em abundancia, tanto que é oferecido aos passarinhos. Enquanto aqui nós damos frutas ou migalhas de pão/bolo, lá eles dão pedaços de bacon.

3 – “Ei psiu” é pra cachorro! Se você chamar um russo com um “ei, psiu”, se prepare, pois ele não irá gostar nenhum pouco desta atitude. Esse gesto é considerado ofensivo no país, pois é a forma como os russos chamam os cães.

4 – Ano Novo prolongado. Os cidadãos russos costumam ter, no mínimo, 10 dias de folga após o ano novo. Só após esse “feriadão” é que o ano começa no país. E detalhe: esses dias não podem ser descontados dos dias de férias dos trabalhadores! 

5 – Quando der flores a alguém, cuidado com a quantidade! Se você estiver dando flores a um defunto, é preciso dar um número par de flores. Se estiver presenteando alguém em uma data especial, o número de flores dadas deve ser ímpar.

Foto: Reprodução Internetrussia

6 – Nome e sobrenome possuem a mesma importância. Quando conversar com um russo, principalmente se quiser demonstrar respeito, diga seu nome e sobrenome. No país, o sobrenome é composto pelo nome do pai acrescido do final ovna/evna, para mulheres, e ovitch/evitch, para os homens.

7 – Apesar de ter melhorado com o passar dos anos, os russos ainda não são fãs de tatuagens. Você não será maltratado ou algo do tipo por possuí-las, mas existe uma grande chance de você ser evitado devido a elas. O motivo é que o país, culturalmente, faz uma ligação entre tatuagens e prisão. Mas não se chateie, essa mentalidade está sendo transformada nos últimos anos.

8 – Nada legendado! Os russos valorizam muito a linguagem local e fazem questão que a população assista a produções internacionais em russo. Raramente você encontrará um filme legendado em algum canal da Rússia.

9 – Nomes não sofrem variação. Os russos são muito tradicionais quanto aos nomes e variações na forma de escrever um nome não acontecem. O nome Yuri, por exemplo, jamais será escrito como Iury ou Iuri. O nome Felipe, nunca será Filipe, ou Philipe. O bom é que assim não confunde a cabeça das pessoas né?!

10 – Andar de sapatos dentro de casa? Nem pensar! Muitas pessoas em vários locais do mundo já possuem o hábito de tirar o calçado ao chegar em casa, mas na Rússia esse costume é levado muito a sério! As famílias russas, inclusive, tem o costume de usar um tapochki, uma espécie de sandália feita especialmente para usar dentro de casa.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais