Confira quais os alimentos mais consumidos do mundo

Conheça quais são os alimentos que a população mundial mais usa para se alimentar.

Comer é uma das melhores atividades que existe, não é mesmo?! Sem nossas refeições nós simplesmente não sobrevivemos. Confira os alimentos mais consumidos pela população mundial.

Leite e seus derivados: Por ano, são consumidos cerca de 589 milhões de toneladas. O maior consumidor é a Finlândia. Nessa lista de alimentos incluem-se o leite, queijos, manteiga, iogurtes e outros.

Trigo: O mundo consome anualmente 439 milhões de toneladas de trigo, sendo o Azerbaijão – país próximo a Turquia – o maior consumidor. O cultivo do trigo surgiu no Oriente Médio e é chamado de triticultura. Esse cereal é o alimento básico para a produção de farinha, e consequentemente, a base para a fabricação de pão.

Arroz:Esse alimento, que surgiu na China há cerca de 9 mil anos, é o terceiro mais consumido do mundo. Ele é rico em hidratos de carbono. São utilizados 354 milhões de toneladas de arroz todos os anos para alimentação. O maior consumidor é o Bangladesh, que fica localizado na Ásia. Para ser cultivado, ele precisa de água em abundância, mas se adapta bem mesmo em terrenos inclinados.

Batata: Usada em diversos pratos, são consumidos 217 milhões de toneladas de batatas por ano. O país que mais consome esse alimento é a Bielorrússia, onde o legume pode ser encontrado em aproximadamente 300 pratos típicos. Esse alimento é rico em um carboidrato chamado amido. A origem desse alimento é a Cordilheira dos Andes.

Açúcar: Atualmente é considerado um grande vilão da saúde. O consumo do açúcar chega aos 154 milhões de toneladas todos os anos. É o ingrediente de inúmeros pratos, principalmente sobremesas, doces e guloseimas. O maior consumidor é Malta.   

Tomate: São consumidos anualmente 136 milhões de toneladas de tomate e seu maior consumidor é a Líbia. No Brasil, ele é usado principalmente para salada e para fazer extrato de tomate, um dos molhos mais usados. Essa fruta começou a ser consumida no México, cerca de 500 a.C.

Milho: O maior consumidor desse cereal é Lesoto, pequeno país da África do Sul. O consumo mundial de milho todos os anos é de 113 milhões de toneladas. Ele pode ser um ingrediente com inúmeras utilidades, podendo se transformar em farinha, em salada, em angu e até na deliciosa pipoca, que nos acompanha durante o cinema. Ele tem um alto potencial produtivo e seu cultivo atualmente é praticamente todo mecanizado. O maior produtor mundial de milho são os Estados Unidos.

Carne de porco: Apesar de muitas pessoas não poderem comer carne suína por motivos religiosos (judeus, islâmicos, etc), seu consumo é de 105 milhões de toneladas por ano. O país que mais se alimenta com essa carne é a Áustria. Há evidencias de que a pecuária suína surgiu cerca de 5000 a.C. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo.

Mandioca: Totalmente brasileira, a mandioca é nativa do sul da Amazônia e são consumidos anualmente 95 milhões de toneladas desse alimento. Ela também pode ser conhecida como aipim, macaxeira, uaipi, entre outros nomes. O país que mais a consome é o Congo, e assim como o milho, pode ter várias utilidades, podendo se tornar farinha, sendo usada para fazer pães, ser consumida cozida, dentre outras muitas formas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais