Como surgiu o RAP?

O RAP é uma mistura de batidas e rimas poéticas, que descrevem o dia-a-dia da periferia.

Denominado Ritmo e Poesia (rhythm and poetry), o Rap é um estilo musical que surgiu na Jamaica em 1960 quando surgiram os sistemas de som, instalados para animar os bailes locais. Ele foi levado para as periferias dos EUA no início dos anos 1970, quando jovens jamaicanos emigraram pra lá fugindo da crise econômica que acontecia na Jamaica. O estilo tem esse nome, pois é a mistura de um ritmo intenso e rimas poéticas. Ele faz parte da cultura do hip-hop.

Ele se desenvolveu e ganhou força entre os afro-americanos, que buscavam uma maneira de expressar suas lutas diárias e sua cultura. As primeiras gravações de Rap aconteceram no início dos anos 1970 com alguns grupos como, por exemplo, o Last Poets. No Brasil, a primeira música de Rap foi criada em 1987, por Fausto Fawcett e Laufer. Hoje, o estilo é um dos mais populares do mundo, principalmente no Brasil, EUA, França e Japão.

O Rap é o principal meio que os jovens de baixa renda tem para expressarem suas emoções e uma forma de se afastarem dos “maus caminhos”. No Brasil, uma das maneiras de fazer rap que faz muito sucesso é o freestyle. No Freestyle, as rimas são improvisadas e podem se transformar em duelos de MCs.

Foto: Reprodução InternetBatalha do real

As letras, com grande quantidade de conteúdo, retratam a vida de pessoas pobres e muitas vezes, são formas de desabafo para as dificuldades vividas. As gírias são muito usadas nas letras, que são acompanhadas de boas batidas (beats).

Hoje, os MCs são acompanhados por DJs, que criam batidas próprias ou usam batidas de músicas prontas, chamadas de samples. Os principais temas usados são a desigualdade social e preconceito.

O MC Tchelo, do MenteNativa R.A.P. conta que o RAP transformou sua vida. Segundo ele, seu sonho inicial era ser jogador de futebol. Como a maioria dos garotos que tem esse sonho, os planos não deram certo. Com a decepção, ele ficou se sentindo perdido, mas tudo mudou quando o RAP entrou em sua vida. O MC afirma que o estilo musical deu sentido a sua vida, o ajudou a descobrir o que ele queria realmente e ter foco. Agora o sonho mudou, o objetivo é viver de RAP.

Foto: Reprodução InternetMenteNativa
Grupo MenteNativa R.A.P surgiu no Rio de Janeiro.

“O RAP pra mim é diretriz, é uma chance que eu tenho, é um canal que eu tenho de me expressar, mostrar minha opinião e ajudar as pessoas. Pra mim o RAP é isso, você instruir, abrir mentes, mostrar um caminho alternativo do que te mostraram a vida toda e ajudar as pessoas.”

No Brasil, o RAP ganhou força primeiramente em São Paulo, mas hoje já é ouvido em todo território nacional. SP, RJ e MG são os grandes destaques brasileiros em relação à cultura do hip-hop. Alguns dos principais grupos e rappers do Brasil são: Racionais MC’s, Emicida, Criolo, Sabotage, MC Marechal, MV Bill, Marcelo D2 e Cone Crew Diretoria. Porém, a lista de músicos envolvidos com o RAP é bastante extensa. O sucesso do RAP é tanto, que os shows costumam lotar em alguns lugares e o estilo já ganhou espaço em vários grandes eventos musicais.

Foto: Reprodução InternetEmicida

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais