Como surgiu o “Outubro Rosa”?

Saiba o que é o Outubro Rosa e como essa campanha surgiu.

Chegamos ao famoso Outubro Rosa. É no 10º mês do ano em que uma grande campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama é feita. Esse movimento popular é de âmbito internacional e são poucos os países que não o adotaram. O principal objetivo das ações do outubro rosa é fazer as pessoas entenderem a importância de diagnosticar o câncer de mama de maneira precoce. Como a maioria das doenças, quanto mais cedo for diagnosticada, mais chances de cura existem.

A história dessa grande campanha começa em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribui diversos laços cor-de-rosa para participantes da Corrida pela Cura, que acontecia em Nova York. O objetivo era estimular a população a participar do controle do câncer de mama. Até essa época, vários Estados do país faziam campanhas a respeito da doença, mas de maneira independente, isoladas.

Foto: Reprodução InternetOutubro rosa
 

Depois da ação na Corrida pela Cura, o Congresso Americano determinou que outubro fosse considerado o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Para sensibilizar as mulheres, laços rosa eram espalhados pela cidade em locais públicos. Os laços foram adotados também em corridas, desfiles de moda, jogos, etc.

Algum tempo depois – não há informações de quando exatamente –, as cidades começaram a adotar iluminação rosa em monumentos, prédios públicos e locais conhecidos, como forma de lembrar o movimento.

O outubro rosa se tornou tão importante e popular que, hoje em dia, durante esse mês, tudo que é rosa pode simbolizar a prevenção contra a doença. Em muitas empresas, por exemplo, durante o mês de outubro, os funcionários são incentivados a usarem camisetas rosa durante o trabalho.

Outubro rosa no Brasil

A campanha foi adotada no Brasil pela primeira vez em 2002. Na ocasião, o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, monumento popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres que simpatizava com a causa do câncer. A iluminação rosa foi acesa durante a comemoração aos 70 Anos do Encerramento da Revolução.

ATENÇÃO!

Apesar de não ser tão comum, homens também podem desenvolver câncer de mama! Essa campanha não é somente para as mulheres.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Foto: Reprodução InternetOutubro rosa
 

AUTOEXAME

Foto: Reprodução InternetOutubro rosa

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais