Como surgiu o Judô?

Veja como surgiu essa arte marcial, praticada por um grande número de pessoas.

O judô (que significa “caminho suave”, em japonês) é uma das artes marciais esportivas mais praticadas em todo o mundo. Originalmente, os objetivos dessa luta são desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o físico, a mente e o espírito, de forma integrada. Seu criador, o professor Kano, define o judô como "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual".

Usando técnicas do jiu-jitsu, Jigoro Kano criou o judô em 1882, no Japão. Buscando criar uma nova atividade física que usasse mais inteligência do que força, ele modificou os golpes que extraiu da luta original, inseriu princípios como equilíbrio, gravidade e sistema de alavancas na execução dos movimentos. Kano criou também normas e regras para a nova arte marcial, que, segundo seu pensamento, era uma ótima forma do indivíduo praticante superar suas próprias limitações.

Em fevereiro de 1882, Kano inaugurou a primeira escola de Judô do mundo, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, em Tóquio. Ela tinha o nome de Instituto Kodokan, que significa “Um lugar para estudar o caminho”. A arte teve grande aceitação entre os praticantes de lutas, pois ele conseguiu reunir a essência de diversos estilos de jujutsu com lutas praticadas no Oriente em uma só.

No fim do século XIX, o Judô recebeu o título de desporto oficial do Japão, sendo adotado, inclusive, pela polícia do país. No ano de 1964, nos Jogos de Tóquio, a arte marcial passou a fazer parte dos esportes olímpicos de maneira oficial.

Foto: Reprodução Internetjudo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais