Como surgiu o jogo de Xadrez?

Esse esporte, que exige muito foco de seus praticantes, é bastante antigo e surgiu com o nome de Chaturanga.

O Xadrez é considerado um dos jogos de tabuleiro mais difíceis do mundo. Para muitas pessoas ele é apenas um hobbie, mas existem enxadristas que levam o jogo a sério e estudam as partidas e por horas. Para jogá-lo, é preciso paciência, foco na partida e um raciocínio bastante apurado. Ter tempo para praticar o esporte também é essencial, pois as partidas podem durar várias horas (a partida mais longa já registrada aconteceu em 1980 e durou 24 horas e 30 minutos).

Esse jogo surgiu na Índia, no século VI, mas possuía o nome de Chaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, pois representava todos os componentes das forças militares daquela época. Quando o jogo foi desenvolvido, a infantaria era formada pelos peões e a cavalaria pelos cavalos, além das carroças e elefantes, que foram substituídos no jogo pelas torres e bispos, respectivamente.

A Chaturanga era jogada por quatro pessoas, cada um deles possuía oito peças (um ministro, um cavalo, um elefante, um navio e quatro soldados), que eram diferenciadas pelas cores vermelha, verde, amarela e negra. O movimento das peças era definido através de um lance de dados.

Com as rotas comerciais em expansão, o jogo foi levado para a Rússia, China e Pérsia. Mais tarde, o Xadrez também foi introduzido na Europa a partir de Portugal e Espanha. Nesse período, o esporte sofreu alterações e ganhou uma “cara nova”, mais próxima da que conhecemos hoje em dia. Ele passou a ser jogado apenas por duas pessoas, com peças brancas e vermelhas. O dado foi eliminado e foram introduzidos o bispo, a torre, a rainha e o rei.

Inicialmente, quando o jogo se expandiu pela Europa, a Igreja se declarou contra o esporte, devido às apostas que eram feitas através dele. O clero foi proibido de praticá-lo até o século XIII, quando a ordem deixou de ter valor.

Em 1475, o Xadrez ganha novas regras, que permanecem as mesmas até hoje. Não há uma informação concreta se as regras atuais surgiram na Espanha ou Itália, mas sabe-se que elas se espalharam rapidamente pelo continente. A partir de então, o jogo ganhou grande destaque e passou a ser levado para outras partes do mundo, até se tornar popularmente conhecido.

Veja também: O que é um enxadrista?

Veja também: Como o tênis de mesa foi criado?

Foto: PixabayXadrez

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais