Como surgiu o Halloween?

Também conhecido como Dia das Bruxas, a comemoração é a data comemorativa mais assustadora.
Foto: Reprodução Internetdia das bruxas
 

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma cultura norte-americana e irlandesa, que se espalhou pelo mundo, sendo adaptada para cada região. A palavra “Halloween”vem da expressão inglesa “hallow evening”, que significa “noite sagrada”.

A tradição de comemorar o Halloween surgiu há 2,5 mil anos, com o povo celta – onde atualmente fica a Irlanda. Originalmente a celebração se chamava Samhain, e era uma festa pagã, condenada pelos cristãos. Ela comemorava o fim do verão. O termo Halloween passou a ser usado a partir de 1745.

No calendário desse povo, o verão terminava no dia 31 de outubro, e eles acreditavam que, nessa data, os mortos e espíritos malignos vagavam pela Terra para possuírem o corpo de pessoas vivas. Para se proteger desses seres mortos, os celtas colocavam objetos macabros como forma de decorar a casa e afastar os espíritos e se vestiam com fantasias assustadoras.

A cultura do dia das bruxas se espalhou pelo mundo através dos cinemas dos EUA. Como uma forma de fazer com que a data perdesse sua importância, a igreja católica criou o Dia dos Finados, que se tornou um feriado celebrado no dia 2 de novembro.

A frase “travessuras ou gostosuras” surgiu com o povo celta também, assim como o hábito de cortar abóboras em formato de cabeças. Usando fantasias assustadoras, as crianças saem pelas ruas da vizinhança para pedirem doces aos moradores, utilizando a famosa frase.

Por ser uma comemoração ligada à morte, objetos como ossos, fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, entre outros, viram objetos de decoração. Até personagens como o Drácula e o Frankenstein se tornam símbolos decorativos.

O dia das bruxas é um dia importante principalmente na cultura norte-americana. É nos EUA que as pessoas mais valorizam essa data, realizando diversas festas temáticas. A comemoração chegou ao país americano durante a Grande Fome, quando muitos irlandeses foram forçados a imigrarem para os Estados Unidos.

Foto: Reprodução Internetdia das bruxas
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais