Como surgiu o Futebol Americano?

Saiba mais sobre esse esporte tão popular nos EUA.

O futebol americano é um esporte não muito popular em nosso país. O queridinho dos brasileiros é o futebol jogado com os pés, o soccer. Já nos EUA, o futebol favorito é jogado com as mãos.

No país norte-americano, o esporte é chamado apenas de football. Em outros países de língua inglesa, ele é conhecido também como gridiron.

O esporte americano surgiu em meados do século XIX, em uma partida entre a universidade de Harvard e a universidade de Yale. Ambas equipes jogavam de formas muito diferentes: uma seguia as regras do rugby e a outra jogava parecido com o futebol europeu. As duas universidades então se uniram e “misturaram” os dois esportes.

A partir de então, foi criada a Intercollegiate Football Association, instituição responsável pelo esporte, que adotou para o mesmo as regras do Rugby, porém com diferença na forma de pontuação. Ela era formada pelas universidades de Yale, Harvard, Princeton e Columbia.

Esse esporte é, de certa forma, violento, pois os jogadores se empurram, bloqueiam e perseguem o adversário. Os praticantes precisam ter bastante agilidade, velocidade, capacidade e força física.

Foto: Reprodução InternetFutebol Americano
 

Atualmente, a NFL (National Football League), liga profissional do esporte nos EUA, conta com a participação de 32 equipes. O principal campeonato no país é o Super Bowl, responsável por metade da audiência nos canais de televisão. O futebol americano universitário tem quase a mesma popularidade. Os jogos universitários também são transmitidos pela TV, e além de terem alta audiência, ainda lotam os estádios.

A partida de futebol americano é feita por duas equipes, com 11 jogadores cada. Ao contrário do rugby, no futebol americano o uso de shoulder pads (proteção no tórax e ombros) é obrigatória, além dos capacetes. Os campos são de 100 jardas, divididos em 20 zonas com 5 jardas cada. A zona de pontuação do campo é chamada de endzones. O tempo de jogo é de quatro tempos de 15 minutos cada, onde o cronômetro pode parar em diversas situações.

No Brasil, o esporte ainda é pouco popular e todos os jogos disputados são de maneira amadora. Uma liga profissional seria criada, mas foi cancelada. Os torneios que acontecem no Brasil são organizados por duas entidades: a Confederação Brasileira de Futebol Americano e o Torneio Touchdown.

Inicialmente, em território brasileiro, o esporte era praticado na areia e sem os equipamentos de proteção. Com o crescimento do esporte, as equipes começaram a seguir o exemplo americano, jogando em gramados e usando os equipamentos de proteção necessários.

Foto: Reprodução InternetFutebol Americano
 

Pontuação

Existem três formas de pontuação no esporte.

Touchdown – vale 6 a 8 pontos: Acontece quando o jogador que tem a posse da bola faz a mesma cruzar o plano de gol, localizado na linha de entrada da endzone.

Field Goal – vale 3 pontos: É uma tentativa de pontuação quando o jogador com a posse de bola não consegue alcançar a endzone, mas está em uma região onde é possível chutar com menor chance de erro.

Safety – 2 pontos: É uma pontuação marcada exclusivamente pelo time de defesa. Acontece quando o quarterback está com a posse da bola e é derrubado dentro da endzone ou sai do campo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais