Como surgiu a Oktoberfest?

A Oktoberfest é uma comemoração alemã, que foi criada em 1810 pelo rei Luís I.

Para quem gosta de uma boa cerveja e muita festa, outubro é um mês especial! Durante vários dias, comemora-se a Oktoberfest, cujo significado é “Festa de Outubro”. No caso dos brasileiros, o principal destino turístico é Blumenau, em Santa Catarina. Para quem prefere uma viagem internacional, é na Alemanha que a diversão acontece.

A festividade surgiu em Munique, na Alemanha, no ano de 1810. Ela foi criada pelo rei Luís I, para comemorar seu casamento e homenagear a noiva. O evento aconteceu no parque Theresienwiese (que significa “gramado de Teresa”, onde é realizada até hoje) e teve como convidados todos os moradores da cidade, além da família real. Apesar de hoje a festa ter como protagonista a cerveja, na época, a principal atração era uma corrida de cavalos.

Foto: Reprodução InternetA Oktoberfest é uma tradição alemã.
A Oktoberfest é uma tradição alemã.

Também conhecida como “Wiesn” em sua cidade de origem, a festa foi um grande sucesso, motivo que levou a comemoração a ser repetida no ano seguinte, se tornando assim uma tradição para os alemães. Na Alemanhã, ela começa às 12h do sábado que sucede o dia 15 de setembro e termina no primeiro domingo de outubro.

Frequentada anualmente por cerca de 6 milhões de pessoas, a Oktoberfest em Munique possui uma feira de produtos, além dos shows e muita bebida. Com a emigração alemã, a festa foi se tornando popular no mundo todo e passou a ser realizada em outros países, como Estados Unidos, Argentina, Itália, Hong Kong, Brasil, entre outros países.

Descubra também: O que é o festival das cores e como ele surgiu?

Oktoberfest no Brasil

Trazida para o Brasil pelos muitos alemães que vieram para o país, a Oktoberfest foi realizada pela primeira vez em solo brasileiro em 1978. A cidade onde aconteceu o evento foi Itapiranga, em Santa Catarina.

Outras cidades passaram a realizar essa tradição alemã anualmente, como, por exemplo, nas cidades gaúchas Cerro Largo, Igrejinha, Santa Cruz do Sul e Lagoa dos Três Cantos. No Paraná, São Jorge d’Oeste, Marechal Cândido Rondon e Ponta Grossa são algumas das cidades que adotaram a festa. Algumas cidades de Santa Catarina também aderiram a comemoração, porém, a cidade brasileira que mais alcançou sucesso com a festividade foi Blumenau.

A Oktobertfest em Blumenau é considerada a segunda maior do mundo, ficando atrás somente da “original”, comemorada em Munique. Ela ainda tem o título de maior festa alemã das Américas.

No Brasil, essa comemoração também acontece em outros estados, como Mato Grosso, Ceará e São Paulo.

Aprenda: Como surgiu a tradição dos colares havaianos?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais