Como surgiu a música sertaneja?

Veja como surgiu um dos ritmos brasileiros mais populares e famosos da atualidade.

A música sertaneja é um dos ritmos musicais mais populares do Brasil. Em alguns lugares ele supera até mesmo o samba. Totalmente brasileiro, o sertanejo é, de certa forma, a evolução de outros ritmos musicais, como as modas, a música caipira, a toada, o fado e a embolada.

Esse novo ritmo surgiu a partir dos anos de 1910 e foi propagado pelas famosas duplas sertanejas, que utilizavam a viola e o dueto vocal. Hoje, o ritmo é acompanhado por outros instrumentos e pode ser feito por cantores solos, acompanhados de suas bandas. Porém, a tradição das duplas sertanejas ainda se mantém forte no meio musical.

A melhor estruturação do ritmo aconteceu por causa da necessidade de acompanhar os padrões da indústria musical e, anterior a isso, por ser influenciada por outros estilos musicais, como por exemplo, o trompete, trazido pela dupla Milionário e José Rico das tradições mexicanas.

O ritmo surgiu no interior de São Paulo, e posteriormente começou a fazer sucesso em estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O conteúdo das músicas na época costumava retratar o cotidiano da vida no interior e narrações em tom de ironia. 

Foto: Reprodução InternetMúsica sertaneja

As primeiras duplas sertanejas que gravaram músicas sertanejas (nos antigos discos de vinil) foram Zico Dias e Ferrinho, Laureano e Soares, Mandi e Sorocaba e Mariano e Caçula. O estilo passou a ser conhecido nacionalmente com a dupla Tonico e Tinoco e com o cantor Sérgio Reis, grandes nomes da música nacional brasileira.

Outros nomes que fizeram e ainda fazem sucesso no meio musical são Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano. As duplas Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel também fizeram grande sucesso, mas com a morte de Leandro e João Paulo, os companheiros de dupla seguiram carreira solo.

O sertanejo é considerado o primeiro ritmo musical brasileiro de massa produzido e consumido dentro do próprio país. Hoje, dentro da música sertaneja existem subdivisões: sertanejo universitário, sertanejo romântico e o caipira, que também é chamado de sertanejo de raiz.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais