Como surgiram os ovos de Páscoa?

Hoje em dia, eles existem em inúmeros tamanhos, sabores, com recheio, com brindes dentro, ovos para todos os gostos e idades.
Foto: Reprodução Internetovos de páscoa

Segundo o novo testamento, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, três dias após sua morte. Para os cristãos esse é um momento especial para a reflexão sobre o sacrifício que deu origem a maior religião do mundo. Neste momento entra o questionamento: qual é a relação entre uma festa de caráter religioso e a tradição de presentear amigos e parentes com ovos de chocolate?

Respondendo esse tema, houve uma época em que os ovos eram distribuídos como presentes muito antes da incorporação da data como evento religioso. Muitas culturas, como por exemplo, no Mediterrâneo, Leste Europeu e no Oriente dar um ovo como presente era algo extremamente normal. A troca também simbolizava o renascimento. Era comum isso acontecer para festejar a primavera. Por essa razão nos primórdios os ovos de Páscoa eram ovos de galinha grandes, vazios e pintados com corantes naturais.

Foto: Reprodução Internetovos de páscoa

No ápice do período medieval o costume era diferente, os reis costumavam dar como presentes ovos de porcelana. Já na Rússia a família imperial inovou ao confeccionar ovos de metais preciosos, alem disso em seu interior havia miniaturas.  Mas o desenvolvimento da culinária e a descoberta do continente americano abriram o caminho para o ovo de chocolate. Os espanhóis foram os responsáveis por trazer a tradição do ovo de Páscoa para o velho continente.

 Duzentos anos depois a culinária francesa deu a maior contribuição para a criação do bom e velho ovo de chocolate que temos atualmente. Aos poucos começaram a colocar recheio nos ovos, tornando o recheio mais popular que a casca. Seguindo no caminho da evolução, somente no século 19 surgiram os primeiros ovos totalmente feitos de chocolate da história.  Alem disso, o uso de da semente de cacau, um extrato muito calórico, também é utilizado para reforçar a ideia de renovação pregada nessa época festiva.

Foto: Reprodução Internetovos de páscoa

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais