Como surgiram os food trucks?

Descubra como surgiu esse empreendimento que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo gastronômico.

O food truck, traduzido para português, significa caminhão de comida. Basicamente, é uma cozinha móvel com dimensões bem limitadas. Nos filmes, você já deve ter visto os caminhões que vendem sorvete. Porém, os food trucks podem vender produtos variados: tacos, hambúrguer, comida chinesa, tapiocas, e o que mais o dono quiser comercializar. Apesar de ser móvel, a maioria dos carros de food truck ficam estacionados no mesmo local.

O food truck é praticamente uma evolução das barraquinhas que vendiam alimentos já no começo de 1800. O primeiro food truck surgiu foi no ano de 1872, em Providence, EUA. O dono era Walter Scott e ele vendia tortas e sanduíches para o empregados de uma fábrica e para os trabalhadores dos jornais.

Foto: Reprodução InternetFook truck

Esse tipo de “restaurante” se tornou popular quando donos de grandes restaurantes norte-americanos começaram a sentir os efeitos da crise econômica e resolveram migrar para o food truck, que era conhecido por ter preços bastante acessíveis a toda população. A partir de então, surgiram os food trucks gourmet, que consistiam em oferecer alimentação de qualidade com um preço bem abaixo do que seria cobrado em um restaurante.

A maioria dos veículos utilizados nesse negócio são os furgões, trailers, caminhonetes ou caminhões, devidamente adaptados com tudo que é necessário para o preparo dos alimentos. Os food trucks, assim como os demais restaurantes, precisam atender as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Tudo para garantir a boa qualidade e higiene dos alimentos vendidos. Por ser um negócio em cima de um veículo, ele também precisa estar de acordo com as exigências do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Brasil

No Brasil, esse modelo de negócios chegou no ano de 2013, tendo os primeiros empreendimentos em São Paulo. O primeiro food truck de nosso país foi o Buzina Food Truck. Esse modelo de negócio ganhou grande aprovação dos brasileiros. Nas grandes cidades não é difícil encontrarmos parques de food trucks, que já viraram praticamente rota turística.

Foto: Reprodução InternetFook truck

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais