Como surgiram as lutas de MMA?

O esporte inclui golpes de combate em pé e também técnicas de luta no solo e é dividido por categorias, de acordo com o peso dos atletas.

As lutas fazem parte da história da humanidade e existem em diferentes estilos, com diferentes regras. Judô, Jiu Jitsu, Kung Fu, Caratê, Muay Thai e Boxe são algumas das mais populares. Uma delas, o MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês), tem como principal característica a junção de diversos estilos de lutas. O esporte inclui golpes de combate em pé e também técnicas de luta no solo e é dividido por categorias, de acordo com o peso dos atletas.

O MMA surgiu nos anos 90, mas suas origens começaram antes de Cristo. No ano de 648 a.C., a luta grega pancrácio foi incorporada às olimpíadas antigas. Esse estilo de combate desarmado envolvia chutes, socos, estrangulamento e só terminava quando o oponente ficava inconsciente.

Em 1920, Carlos Gracie, mestre de Jiu Jitsu, passou a convidar lutadores de diversas modalidades para disputar uma competição de vale-tudo, que ficou conhecida como “Desafio Gracie”. Posteriormente, os japoneses transformaram esse tipo de disputa em torneios Pride.

Foto: PixabayMMA
MMA

Em novembro de 1993, com a estreia do UFC (Ultimate Fighting Championship), o MMA se tornou popular e, o evento, considerado uma loucura no começo, ganhou fãs em todo o mundo e agora está ficando cada vez mais popular. Atualmente, o UFC é o maior evento de luta do mundo e um dos principais eventos esportivos dos EUA.

Inicialmente, cada lutador usava apenas as técnicas de sua luta para tentar vencer o oponente, mas com o passar do tempo, os lutadores foram incorporando em seus estilos outras lutas, misturando, por exemplo, golpes de Jiu Jitsu com Boxe.

Apesar de ser semelhante ao vale tudo, o MMA introduziu algumas poucas regras: era proibido mordidas, enfiar o dedo nos olhos do oponente ou em qualquer orifício do corpo. Com a profissionalização e regulamentação das artes marciais mistas, além dessas proibições, o esporte precisou evoluir e estabelecer novas regras, criadas por uma comissão atlética de Nova Jersei, em parceria com o UFC, que foram denominadas Regras Unificadas de MMA. Elas incluem acessórios obrigatórios que o lutador deve utilizar, locais do corpo que não devem sofrer golpes, entre outros.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais