Como surgiram as festas juninas?

Descubra como surgiu essa festa deliciosa!

O mês de junho é um dos meses favoritos de quem gosta de uma festa com muita comida boa. É o mês das festas juninas. É o mês de comer pinhão, paçoca, pamonha e muitos pratos feitos de milho, doces, pé de moleque, pipoca, tomar quentão e, principalmente, se divertir.

As festas juninas surgiram no período pré-gregoriano, para comemorar a fertilidade da terra e as boas colheitas. Para o Brasil, essas festas foram trazidas pelos portugueses, logo após o período de colonização. O que surgiu como uma festa pagã, com o passar do tempo foi adotada pela igreja católica como forma de homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A cultura das festas juninas foi aderida fortemente pelo povo nordestino, mas também se espalhou rapidamente por todo o país. Nos estados do Nordeste brasileiro, as festas juninas duram o mês inteiro e costumam conter muita animação e competições, como por exemplo, qual o melhor grupo de quadrilha, dança típica da festa. Festas de grande destaque acontecem nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, no estado da Paraíba.

Foto: Reprodução InternetFesta Junina
Por ser uma festa que acontece em um mês de frio, itens como a fogueira e os fogos de artifício foram incorporados à festa. Pular e dançar ao redor de uma enorme fogueira, ao som de músicas caipiras animadíssimas, se tornou tradição da festa junina.

A decoração da festa é um dos principais atrativos. Bandeirinhas de diversas cores e outros objetos coloridos alegram o ambiente. Outro item que atrai muitas pessoas para a festa são as roupas. Crianças e adultos se vestem de jeca, com chapéus de palha, vestidos e roupas bem coloridas e com estampa xadrez. As meninas costumam fazer tranças no cabelo, e os meninos, desenhar bigodes com maquiagem.

Atualmente, as festas juninas brasileiras atraem turistas do Brasil e também do exterior, que vem em busca de muita diversão e de comida boa. As comemorações do mês de junho, apesar de não terem surgido em solo brasileiro, já fazem parte da cultura do país e são mundialmente famosas.

Foto: Reprodução InternetFesta Junina

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais