Como surgiram as festas de debutantes?

A festa de 15 anos é uma das mais aguardadas pelas jovens. Para muitas, esse é um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Para muitas pessoas, o dia mais esperado do ano é o aniversário. Para a maioria das garotas, um dos momentos mais desejados é a comemoração dos 15 anos. Uma festa de princesa, com direito a um lindo vestido, um bolo grandioso e muita diversão. Hoje em dia, as festas de debutantes estão diferentes, mas sua importância permanece.

A palavra debutante vem do francês debutante, que significa iniciante. A celebração dos 15 anos marca uma nova fase da vida das meninas, onde elas passam a ser vistas como mulheres.

Apesar da expressão “baile de debutantes” ter se popularizado no Brasil, essa tradicional comemoração surgiu no México, com a civilização asteca e povos indígenas. Na ocasião, as jovens eram apresentadas a sociedade como virgens, e a partir daquele momento, eram consideradas adultas.

Fotografia: O que é o efeito bokeh?

Após esse ritual, a nova mulher poderia participar de eventos antes não permitidos, como reuniões sociais, poderia deixar de usar “roupas de criança”, além de receber a permissão para namorar.

de

Foto: PixabayA festa de debutante é uma comemoração que surgiu no México, com povos astecas e indígenas.
A festa de debutante é uma comemoração que surgiu no México, com povos astecas e indígenas.

Tradicionalmente, a festa segue algumas etapas. Durante a recepção aos convidados, a jovem aniversariante usa um vestido simples, mas bonito e com detalhes infantis. Após a meia-noite, ela o troca por um vestido de gala para então dançar valsa com o seu pai. Essa mudança representa a passagem da fase de criança para a vida adulta. O sapato também é trocado, inicialmente sendo usada uma sapatinha, que é trocada por um salto alto.

Na época, a maioria dos bailes de debutantes eram feitos "em conjunto", onde todas as meninas da cidade eram apresentadas juntas, em um único evento. Hoje, a comemoração é realizada de forma individual, no dia do aniversário de cada jovem.

Com o passar dos anos, a comemoração foi se modernizando, juntamente com o mundo. Hoje em dia, é comum a valsa ser substituída por outra dança e as músicas serem mais agitadas. Além disso, muitas jovens optam por trocar a grande festa de 15 anos por algum outro presente, como, por exemplo, viagens internacionais.

 Descubra também: 10 diferentes carnavais que acontecem pelo mundo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais