Como surgiram as bodas de casamento e quais são elas?

Veja as comemorações de cada ano de casamento.

Para muitos casais, não basta casar uma vez. É preciso comemorar as tão esperadas bodas. Sim, são esperadas, pois significa que a união está dando super certo, não é mesmo?! E é preciso comemorar sim! Afinal, atualmente, há tantos casamentos desfeitos rapidamente, que é difícil encontrarmos um casal que chegue as bodas de prata ou bodas de ouro.

As bodas surgiram na Alemanha, em pequenos povoados. Pela tradição local, era oferecida uma coroa de prata para os casais casados há 25 anos e uma de ouro para os que atingissem 50 anos de matrimônio.

Com o passar dos anos, a comemoração das bodas foi crescendo e se tornando uma festa semelhante a de um casamento, com direito a vestido, buquê, bolo, etc. Mas há quem prefira comemorar com uma viagem ou com um presente maravilhoso, como uma joia, um carro, ou até mesmo algo mais barato, dependendo do orçamento de cada casal.

Hoje, as bodas já existem para todos os anos, e não somente para o 25º e 50º aniversário. Existe inclusive, bodas por mês (sim! Mas é claro que ninguém faz uma festa por mês).

Conheça agora as bodas para cada ano de casamento:

1 ano de casamento – Bodas de papel: o papel significa o início do casamento e a forma como o casal precisa aprender a conviver e crescer juntos.

Foto: Reprodução Internetbodas de papel
 

2 anos de casamento – Bodas de algodão: o algodão representa o conforto do casal após o período de adaptação com o companheiro.

3 anos de casamento – Bodas de couro/trigo:representa que o relacionamento já está mais forte e próspero.

4 anos de casamento – Bodas de flores e frutas:no quarto ano de casamento, as flores representam o cuidado com o casamento e as frutas a vitalidade.

5 anos de casamento – Bodas de madeira/ferro: também é conhecida como bodas da durabilidade, o que já explica o significado dessa comemoração: a duração que o matrimônio está alcançando.

6 anos de casamento – Bodas de perfume/açúcar: representa a doçura e o aroma que a vida em casal possui.

Foto: Reprodução InternetBodas de açucar
 

7 anos de casamento – Bodas de latão e lã:significa a resistência e o conforto que existe no casamento. O companheirismo e a harmonia entre o casal é algo que acontece de maneira involuntária, natural.

8 anos de casamento – Bodas de barro/papoula:significa a estabilidade, o autoconhecimento e a conservação da união.

9 anos de casamento – Bodas de cerâmica/vime:representa a força, a estabilidade e a delicadeza do casamento.

10 anos de casamento – Bodas de estanho/zinho:representa que o casal é forte, não permitindo que o casamento seja desgastado ou “corroído” por influências externas.

11 anos de casamento – Bodas de aço:significa que o casamento pode sofrer algumas deformações pelo passar dos anos, mas que supera as dificuldades sem se romper.

12 anos de casamento – Bodas de seda/ônix: é sinônimo de riqueza.

13 anos de casamento – Bodas de linho/renda:significa o espírito de companheirismo e parceria entre o casal.

14 anos de casamento – Bodas de marfim:demonstra a nobreza e a resistência do matrimônio.

15 anos de casamento – Bodas de cristal:representa que o casal chegou aos 15 anos juntos de maneira transparente, com cumplicidade, construindo um relacionamento sólido.

20 anos de casamento – Bodas de porcelana

25 anos de casamento – Bodas de prata

Foto: Reprodução Internetbodas de prata

30 anos de casamento – Bodas de pérola

35 anos de casamento – Bodas de coral

40 anos de casamento – Bodas de esmeralda

50 anos de casamento – Bodas de ouro

Foto: Reprodução Internetbodas de ouro
Foto: Reprodução InternetBodas
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais