Como surgiram as balas Fini?

Os fãs desse doce devem agradecer a D. Manuel Sánchez Cano. Sem ele, essas delícias não existiram!

Coloridas, docinhas, azedinhas, em diversos formatos, sabores variados, repletas de açúcar e deliciosas. Elas atraem e despertam o interesse das crianças, e até mesmo de adultos. Estamos falando das balas Fini.

Foto: Reprodução internetBalas Fini

Elas surgiram graças ao espanhol D. Manuel Sánchez Cano, que em 1953, fundou uma pequena fábrica para a produção de gomas de mascar. Porém, seu verdadeiro sonho era produzir marshmallows e balas de gelatina artesanais. Com o crescimento da fábrica, em 1971, D. Manuel conseguiu realizar seu desejo e iniciou a fabricação dos doces.

Os doces eram feitos com ingredientes de alta qualidade, em diversas cores e formatos, atraindo principalmente as crianças. Em poucos anos, a bala fez sucesso e em 1980 a fábrica precisou abrir cinco centros de distribuição na Espanha e Portugal. As balas fizeram sucesso por, além de serem consideradas deliciosas, terem formatos diferenciados: de minhoca e dentadura.

Com o sucesso, que já se espalhava por todo o mundo, principalmente países europeus e da América do Norte, a empresa ampliou suas opções de doces, criando balas com licores, balas duras, chicletes diferenciados, e também, inovou no formato das balas de gelatina, passando a fabrica-las também em formato de ursinhos, estrela, amoras, letras, bocas, beijos, entre muitos outros. As balas em forma de tubos também passaram a ser fabricadas e fazem sucesso até os dias de hoje, como todos os produtos da marca.

Foto: Reprodução internetBalas Fini

No Brasil, as balas chegaram somente em 1998 e em 2001 uma moderna fábrica da marca foi instalada em Jundiaí, SP. Em 2005, a fábrica lançou as gomas de mascar Klet’s, uma linha que não levava açúcar em sua produção. Em 2012, a Fini lançou uma loja totalmente diferenciada, dentro do parque de diversões Hopi Hari. Ela se tornou uma loja temática de guloseimas, com aparência atrativa e cenários interativos.

As balas e marshmallows da marca são todos produzidos com gelatina natural, complemento alimentar que, além de gostoso, é nutritivo e saudável, que ajuda no fortalecimento dos ossos e não possui gorduras.

Atualmente, a marca está presente em mais de 80 países. Dos itens comercializados no Brasil, 70% dos produtos são de produção exclusiva da fábrica na Espanha, e os outros 30% são doces que fizeram sucesso e foram criados em solo brasileiro. Por dia, a marca produz mais de 400 toneladas de doces.

Veja também: Doces estranhos pelo mundo

Foto: Reprodução internetBalas Fini

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais