Como se formou a Praia de Vidro, na Califórnia?

A Praia de Vidro surgiu a partir do lixo que os seres humanos depositavam no mar. Atualmente, o local é uma área de preservação ambiental.
Foto: Reprodução InternetPraia do Vidro
 

Em todo o mundo, existem milhares de praias, algumas delas com características bastante diferenciadas. Algumas se destacam por suas águas extremamente transparentes e limpas, outras por sua areia de coloração exótica – como a praia de areias negras –, outras por suas ondas. Porém, na Califórnia, existe uma praia diferente de tudo que você já viu.

É a Glass Beach, ou Praia de Vidro, em português. A praia faz parte do Departamento de Parques e Recreação da Califórnia e foi incorporada ao MacKerricher State Park, uma área de proteção ambiental. Ela tem 150 mil metros quadrados e uma grande variedade de plantas, moluscos e muitas outras espécies de vida marinha, algumas delas, inclusive, ameaçadas de extinção.

Foto: Reprodução InternetPraia de Vidro
 

Como se formou

No início do século XX, jogar lixo no mar era algo totalmente comum e aceitável. Na época, não existia uma consciência sobre o quanto essa ação prejudicava o meio ambiente. Por muitos anos, os moradores de Fort Bragg jogaram o lixo de suas casas penhasco abaixo, para que o mar resolvesse o problema. Porém, um enorme aterro se formou em uma praia pouco explorada da região. A quantia de lixo era tão grande que, por diversas vezes, moradores colocavam fogo na pilha de entulhos para reduzir o volume de material.

Em 1967, o governo decidiu limpar a praia e dar fim ao lixo que se acumulou por décadas. A praia foi fechada pelo Conselho de Qualidade da Água do Norte e uma ação de limpeza foi realizada no local. O problema é que vidros e garrafas ficaram no local.

Foto: Reprodução InternetPraia de Vidro
 

Ao longo dos anos, as constantes das ondas do mar quebraram as garrafas e lapidaram os cacos de vidro presentes na areia da praia. Esse processo aconteceu devido à força das ondas e do atrito do vidro com a areia molhada. O material se tornou então pedras de vidro coloridas e transparentes, formando um verdadeiro tapete sobre a areia.

Apesar de ter ganhado essa característica por causa de um erro dos homens, a praia é muito visitada por turistas que querem ver de perto os vidros na praia. Eles se tornaram o símbolo do local, sendo inclusive, proibido retirar esses materiais da praia e leva-los para casa. Ou seja, é proibido jogar lixo no local e também é proibido retirar o lixo antigo de lá.

Foto: Reprodução InternetPraia de Vidro
 

Outras praias

A Glass Beach não é a única do mundo com essa característica. Praias semelhantes existem, como a de Benícia, na Califórnia, a Baía e Ussuri, na Rússia, a Baía de Guantanamo, em Cuba, e a Baía de Hanapepe, no Havaí.

Foto: Reprodução InternetPraia de Vidro
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais