Como os Doritos são feitos?

Se você é fã dessa delícia, descubra como eles são fabricados.

O Doritos é um dos salgadinhos mais famosos do mundo, e também um dos favoritos da galera. O formato triangular, a textura e o cheiro, são inconfundíveis. Feito de milho transgênico, o processo de fabricação desse salgadinho é rápido, levando cerca de 12 minutos após o procedimento de lavagem dos grãos.

Foto: Reprodução internetDoritos
 

Etapa 1
Os grãos de milho são colocados em silos. Posteriormente, eles passam por uma peneira onde os grãos perfeitos serão usados. Grãos quebrados ou fora do tamanho padrão são descartados.

Etapa 2
Depois de peneirado, o milho é fervido junto com uma pequena quantidade de cal, por aproximadamente 12 minutos. Esse processo serve para que a casca se solte do grão. Quando já está cozido, o milho repousa por 12 horas para que a casca seja lentamente retirada e o grão amoleça por completo.

Etapa 3
O milho é lavado, para que qualquer resquício de cal ou casca seja retirado dos grãos. Então, o milho passa por uma esteira, onde o excesso de água é retirado.

Etapa 4
Em uma máquina, o milho é triturado até virar uma massa uniforme. O processo dura 30 segundos. A massa sai do triturador mole e grossa.

Etapa 5
Com um rolo compressor, a massa é comprimida, ficando na espessura do doritos que conhecemos. Nesse processo, ela também é cortada de forma triangular.

Etapa 6
O salgadinho é assado por 2 minutos e depois passa por uma longa esteira, onde é resfriado. Ao sair da esteira, ele é encaminhado para ser frito em óleo de palma, também por 2 minutos.

Etapa 7
Nessa etapa, o doritos recebe o “tempero”, que pode ser tradicional, pimenta ou nachos. Enquanto o pó é borrifado, os salgadinhos ficam girando em um tambos, para garantir que o tempero atingirá toda a superfície do doritos.

Etapa 8
O doritos é pesado, embalado e depois pesado novamente, para garantir que as medidas estão corretas. Depois, eles são colocados em caixas e encaminhados para a venda.

Foto: Reprodução internetDoritos
 

História

O Doritos surgiu na Disney, na década de 50. Um restaurante mexicano, chamado Casa de Fritos, instalou-se no parque e se tornou um sucesso. Na época, as tortilhas estavam longe de ser o prato principal. A maioria acabava indo para o lixo. Certo dia, um vendedor da empresa que fornecia as tortilhas sugeriu que elas fossem fritas e vendidas como batatas fritas. Então, elas passaram a ser vendidas com tempero.

Em um dia de passeio no parque, Arch West as provou e se tornou fã do salgadinho, decidindo então abrir uma fabrica para produzi-las. O sucesso foi absoluto e hoje o salgadinho é um dos mais vendidos do mundo. O Doritos era tão adorado por West que, quando ele morreu, as pessoas jogaram as tortilhas em seu túmulo no lugar das tradicionais flores.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais