Como o tênis de mesa foi criado?

Um dos esportes com mais jogadores no mundo, o tênis de mesa é popularmente chamado de ping-pong.

Um dos esportes mais populares do mundo, o tênis de mesa surgiu na Inglaterra durante o século XIX. Sua criação aconteceu através de universitários e militares. O tênis de mesa é uma “evolução” do jogo Gossima, criado em 1891 por John Jacques. Esse jogo começou a se tornar popular a partir de 1921. Inicialmente, ele era chamado apenas de ping-pong, por causa do som da bola batendo na raquete e na mesa durante a partida e as regras utilizadas para sua criação eram bastante semelhantes às do tênis de quadra.

O primeiro mundial de tênis de mesa foi disputado em 1927, em Londres, e em 1988 o esporte se tornou uma das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos da Coreia do Sul.

O tênis de mesa é o esporte que tem o tipo de bola mais rápida do mundo e com raquete que mais produz efeito na bola.

Atualmente, o país que mais pratica o tênis de mesa é a China, com mais de 10 milhões de adeptos registrados. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o país conquistou todas as medalhas de ouro disputadas. Somente nesta modalidade esportiva, a China já possui 28 medalhas de ouro conquistadas em olimpíadas. 

Como é praticado

O tênis de mesa, como o próprio nome já diz, é praticado em uma mesa. O tamanho considerado oficial dessa mesa é 2,74 metros de comprimento, 1,45 metros de largura e 76 centímetros de altura. A rede, fixada no centro da mesa tem 1,83 metros de comprimento e 15,25 cm de altura.

Uma partida de tênis de mesa é disputada em Sets ímpares, com contagem de 11 pontos por Set, e em caso de empate, são disputados mais dois pontos. Os torneios nacionais possuem um padrão de disputar 5sets e os internacionais até 7 sets.

Foto: Reprodução InternetTênis de mesa

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais