Como o sorvete foi criado e qual a primeira sorveteria do mundo?

O sorvete é uma das sobremesas de maior sucesso em todo o planeta.

O sorvete é uma sobremesa deliciosa que vem conquistando o mundo há muitos anos. Raramente encontramos alguém que diga “eu não gosto de sorvete”. Uma grande vantagem desse alimento é que ele pode ter inimagináveis sabores, conseguindo agradar a todos os gostos, além de já ser um item de outras receitas. Outra receita semelhante que está na lista de mais consumidas é o sacolé.

É através da história que o sucesso do sorvete pode ser comprovado. Se ele não fosse um dos alimentos preferidos das pessoas, provavelmente sua existência não teria durado tanto tempo: mais de 4 mil anos. Sua invenção aconteceu quando os chineses começaram a utilizar neve para congelar uma sobremesa à base de leite e arroz.

Apesar de cair no gosto dos chineses rapidamente, só os ricos tinham acesso ao gelado, pois na época o leite era uma mercadoria cara e para conservar a neve era necessário possuir câmaras frigoríficas subterrâneas.

Em 1271, o italiano Marco Polo viajou até a China e encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas. Ele se agradou do prato e o levou ao retornar para a Itália. Em meados do século XVI, um cozinheiro de Catarina de Médici também tomou conhecimento da sobremesa e a introduziu no cardápio da corte francesa. A partir de então, o sorvete aos poucos foi se propagando pelo mundo.

Foto: Reprodução InternetO sorvete de casquinha é o favorito dos brasileiros.
O sorvete de casquinha é o favorito dos brasileiros.

Sorvete de casquinha

O sorvete de casquinha sem dúvidas é um dos mais apreciados. A primeira casquinha para a sobremesa foi criada nos EUA, em 1896, pelo imigrante italiano Italo Marchiony. Ela possuía o formato de um copo e, em 1903, seu inventor recebeu a patente do produto.

A forma que conhecemos surgiu em 1904, quando faltaram copos em uma barraca de sorvete de uma exposição. O sírio Ernest A. Hamwi vendia waffles na barraca ao lado e fez uma parceria com o sorveteiro, enrolando um waffle em formato de cone e pronto, o novo formato da casquinha existe até hoje.

Primeira sorveteria

A primeira sorveteria da história que se tem registro foi aberta em Paris, na França, em 1660. Seu proprietário era o siciliano Francisco Procópio e seu nome era “Café Procope”.

Sorvete no Brasil

Em solo brasileiro, o sorvete ficou conhecido a partir de 1835, no Rio de Janeiro. O produto chegou ao país quando o navio americano Madagascar aportou na cidade carioca trazendo cerca de 270 toneladas de gelo em blocos. Dois comerciantes resolveram comprar o carregamento e transformá-lo em gelado de frutas.

Na época, não havia como conservá-lo, então os comerciantes anunciavam o horário em que as pessoas deveriam comprar, pois o sorvete precisava ser consumido imediatamente. A partir de 1941, a sobremesa passou a ser produzida em grande escala no Brasil pela empresa U.S. Harkson, que hoje possui o nome de Kibon.

Veja também: Como é feito o leite em pó?

Foto: Confeitaria Coeur DouceO sorvete foi criado na China e se tornou um sucesso mundial.
O sorvete foi criado na China e se tornou um sucesso mundial.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais