Como o redemoinho de fogo se forma?

O redemoinho de fogo é um fenômeno raro, mas que pode ser altamente destrutivo.

A maioria dos fenômenos naturais encanta quem os vê, como é o caso da famosa aurora boreal. Alguns deles não oferecem nenhum tipo de perigo para as pessoas, mas outros sim. Um desses acontecimentos perigosos é bastante raro: o redemoinho de fogo.

Também chamado de tornado de fogo, ele normalmente se forma em meio a algum grande incêndio, como em florestas. Por ser formado por chamas, ele é potencialmente perigoso, causando grande destruição. Ele se forma por causa das correntes de ar quente, que adquirem vorticidade vertical.

Quando o solo está muito quente, e uma corrente de ar se encontra com o vento, o fenômeno acaba se formando. Os incêndios florestais são ideais para a formação desse tornado, pois neles há a presença de correntes ascendentes e convergentes de ar quente.

Foto: Reprodução InternetO redemoinho de fogo se forma, principalmente, durante incêndios florestais.
O redemoinho de fogo se forma, principalmente, durante incêndios florestais.

O tamanho desses redemoinhos é variado. Os mais fáceis de acontecer, alcançam entre 10 e 50 metros de altura e duram alguns segundos, enquanto os que ocorrem mais raramente podem ter mais de 1 km de altura e durar mais de 20 minutos. Esses tornados de fogo de maior porte quase sempre possuem vento superior a 160 km/h.

Seu poder destrutivo é tão grande, que ele é capaz de destruir árvores inteiras em questão de segundos.

Tragédia histórica

Um dos maiores casos em que um redemoinho de fogo causou destruição aconteceu em 1 de setembro de 1923, na região de Hifukusho, em Tóquio. Em cerca de 15 minutos, um tornado do tamanho de uma cidade devastou o local e matou cerca de 38 mil pessoas.

A tragédia aconteceu durante uma série de abalos sísmicos, chamado de Grande sismo de Kantō, que durou entre 4 e 10 minutos. A estimativa é que esse sismo tenha causado aproximadamente 88 incêndios por toda a região, que propiciaram a formação do redemoinho.

Além das mortes causadas pelo tornado de fogo, outras 140 mil pessoas morreram devido aos abalos sísmicos.

Veja também: Bolhas de metano congeladas formam um incrível fenômeno natural

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais