Como o primeiro videogame foi criado?

Apesar da invenção ser um grande avanço no mundo dos jogos, o aparelho não possuía acesso à internet, som e controle sem fio. Para jogá-lo, bastava conectar na TV.
Foto: Site SuperinteressanteO primeiro videogame começou a ser comercializado em 1972, nos EUA.
O primeiro videogame começou a ser comercializado em 1972, nos EUA.

O que dá pra fazer com uma televisão, além de sintonizá-la em canais para assisti-los? Foi assim que surgiu a ideia de construir algo que desse outra utilidade para os aparelhos de TV. O engenheiro norte-americano Ralph Baer estava em um terminal de ônibus de Nova York quando teve a ideia de criar o videogame, em agosto de 1966.

Com a ajuda dos engenheiros William Rusch e William Harrison, no mesmo ano Baer começou a desenhar o primeiro protótipo de videogame. A conclusão do projeto aconteceu dois anos depois, em 1968. O primeiro game foi chamado de Brown Box. O exemplar, que era semelhante a uma “caixa marrom”, foi apresentado para a empresa Magnavox, mas como muitos projetos, não foi recebido de forma animadora. Mas, para sorte do trio de engenheiros, Gerry Martin, gerente de marketing da divisão de televisão da empresa, aceitou investir na ideia.

Ao ver que seu projeto sairia “do papel”, Baer fez a primeira patente mundial do videogame com o nome “aparato de vídeo interativo com áudio expansivo”. Apesar da invenção ser um grande avanço no mundo dos jogos, o aparelho não possuía acesso à internet, som e controle sem fio. Para jogá-lo, bastava conectar na TV.

O desenho do aparelho foi remodelado pela Magnavox e concluído em 1971. No ano seguinte, ele passou a ser comercializado como Odyssey e, no ano de lançamento, 130 mil unidades do videogame foram vendidas. O preço do jogo ao ser lançado era algo equivalente a 560 dólares. A partir de então, a novidade ganhou o mundo e virou febre entre crianças, adolescentes e até adultos. E, com o avanço da tecnologia, os consumidores de games passaram a investir cada dia mais em jogos.

É importante destacar que, cerca de 10 anos antes da criação do videogame, os jogos interativos já haviam sido inventados e faziam sucesso, porém somente podiam ser utilizados em computadores.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais