Como o pilates foi criado?

O método mistura diferentes técnicas de condicionamento físico e da saúde e, atualmente, é utilizado para diferentes finalidades.
Foto: Reprodução InternetO Pilates é um método que combina diferentes técnicas para melhorar a saúde e o condicionamento físico.
O Pilates é um método que combina diferentes técnicas para melhorar a saúde e o condicionamento físico.

O pilates é um método de exercício físico bem conhecido atualmente, que é utilizado para diferentes finalidades. Seja para ajudar a ganhar equilíbrio ou para contribuir na reabilitação devido a algum problema de saúde, a atividade tem despertado interesse de boa parte da população.

O criador desse método foi Joseph Hubertus Pilates, alemão que nasceu em 1883. Durante a infância, ele teve alguns problemas de saúde, como asma e febre reumática, que o tornaram uma criança frágil e raquítica. Quando mais velho, ele decidiu que encontraria um meio de se tornar uma pessoa saudável e com o físico forte.

Para isso, ele dedicou-se a estudar diferentes exercícios, tendo sido perito em atividades como ginástica, mergulho, esqui, boxe e até atividades circenses. Joseph também pesquisou a respeito do yoga e movimentos físicos, tomando conhecimento de técnicas do Oriente e do Ocidente.

A partir de seu aprendizado, ele começou a formar sua filosofia sobre exercícios e saúde, de acordo com o que lhe trazia resultados satisfatórios, buscando um equilíbrio entre corpo e mente.

No ano de 1912, Pilates foi para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional. Ele passou então a ensinar métodos de auto defesa para detetives de Scotland Yard. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi preso por causa de sua nacionalidade e aproveitou o tempo confinado para aperfeiçoar seu método sobre aptidão física. Como “cobaias”, ele ensinou sua teoria para seus colegas de prisão e acredita que nenhum deles morreu na epidemia de Influenza em 1918 por causa de suas técnicas.

Após algum tempo, ele foi transferido para um campo de concentração em Lancaster, onde atuou como enfermeiro e vigia. Na ocasião, ele passou a fabricar equipamentos para a reabilitação dos pacientes, aliados ao método criado por ele.

Quando a guerra terminou, Joseph retornou para a Alemanha, onde teve contato com outras pessoas que tinham o mesmo interesse que ele, como Rudolf von Laban e Hanya Holm.

Em 1923, ele e sua esposa Clara (que era enfermeira) se mudaram para Nova York, onde abriram o primeiro estúdio de Pilates. Juntos, eles usaram o novo método para tratar de doentes, principalmente no caso de lesões físicas.

Rapidamente, a novidade despertou interesse de muitos pacientes, principalmente de bailarinos, cujas lesões eram comuns de acontecerem e, com o Pilates, descobriu-se que a recuperação acontecia de forma mais rápida.

Joseph Pilates faleceu em 9 de outubro de 1967, porém, antes disso, deixou cinco “discípulos” para darem continuidade a divulgação de suas técnicas: Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher. Sua esposa Clara deu aulas até 1970 e morreu seis anos depois.

Aprenda também: Qual a diferença entre as gorduras trans, saturadas e insaturadas?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais