Como o handebol foi criado?

Veja como essa modalidade esportiva surgiu.

Praticar esportes sempre traz benefícios para nossa vida e nossa saúde. E o handebol é um deles. Esporte com bastante movimentação, o handebol está na lista dos esportes mais populares.

Foto: Reprodução InternetHandebol

Jogos similares e que originaram o handebol surgiram há muitos anos. O primeiro a falar sobre esse jogo foi Homero, na Odisseia, quando se referia a um jogo chamado “Urânia”, que era praticado com uma bola que tinha o tamanho de uma maçã e que era jogado com as mãos. Depois os romanos praticaram um jogo semelhante, chamado de “hasparton”. Por volta de 1848, o professor dinamarquês Holger Nielsen criou um jogo chamado “haaddbold” e os tchecos um jogo com o nome de “hazena”.

Porém, o jogo que mais se parece com o handebol que conhecemos hoje, foi o raftball, criado na Alemanha em 1912. Ele foi levado para campo pelo secretário da Federação Internacional de Futebol, o alemão Hirschmann. Outro jogo que originou o esporte foi criado no ano de 1919, pelo professor alemão Karl Schelenz. Porém, o handebol que ele criou, foi o aperfeiçoamento de outro esporte, o “torball”, criado pelo professor de ginástica Berlinense Max Heiser.

Schelenz alterou o nome do torball para handball e determinou que o time teria 11 jogadores. Em seguida, ele levou o esporte para a Suíça e a Áustria. Em 1920, o diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o handball um esporte oficial.

Em 1934, o handebol passou a ser uma modalidade esportiva Olímpica, após uma decisão do COI. A primeira Olimpíadas em que o esporte foi praticado, foi em 1936, nos Jogos de Berlim.

Foto: Reprodução InternetHandebol

No Brasil

No Brasil, o esporte chegou inicialmente ao estado de São Paulo, trazido por imigrantes, no início da década de 30. O handebol ficou restrito ao território paulista até a década de 60, quando o professor Augusto Listello apresentou a modalidade esportiva a professores de outros estados brasileiros.

Em 1971, o handebol foi incluído pelo MEC como modalidade dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais