Como o espelho é fabricado?

Esse item utilizado por nós diariamente é feito através do vidro e prata metálica. Confira o processo de fabricação.

O espelho é algo muito útil em nossas vidas. Para quem é extremamente vaidoso, ele é um item inseparável, e principalmente as mulheres, provavelmente tem sempre um em sua bolsa. Fabricado em diversos tamanhos e formato, é muito raro encontrar uma casa que não possua pelo menos um exemplar desse objeto. Mas, como ele é feito?

A inspiração para a criação do espelho, provavelmente surgiu do reflexo causado na água. Ele foi criado há muitos anos, nas civilizações antigas.

Para fabricar o espelho, o vidro utilizado é limpo com água comum, tirando os resíduos existentes, e posteriormente, ele passa por uma máquina com esponjas circulares, que provoca micro riscos nas chapas de vidro. Esses riscos são necessários para que a prata tenha aderência no vidro. Depois a limpeza é feita com água desmineralizada, para uma limpeza mais profunda, para evitar que qualquer sujeira fique na superfície.

Quando já está devidamente limpo, uma camada de prata metálica é aplicada. Essa camada é o que fará o efeito do espelho e é feita através de reações químicas no nitrato de prata. Cada metro quadrado de espelho recebe 900 ml do metal.

O terceiro passo é a aplicação de tinta preta na parte de trás da superfície, para proteger contra a corrosão. Essa tinta é impermeável e muitos fabricantes passam duas camadas dela, pois a umidade estraga facilmente a prata. Por último, o espelho é colocado em um forno a gás a uma temperatura de 150 graus. Quando já está resfriado, o espelho está pronto para ser usado.

Foto: Reprodução Internetespelho

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais