Como o dinheiro surgiu?

Sem ele, não compramos nada, não fazemos nada e, dependendo do local, não nos locomovemos. O dinheiro é essencial em nossas vidas. Saiba agora como ele foi inventado.

Sem ele, nada fazemos hoje em dia, não é mesmo? Nossa vida é rodeada por ações que nos levam ao dinheiro. Trabalhamos para termos dinheiro. Para comprar comida, roupas, precisamos de dinheiro. Tudo em nossas vidas tem ligação direta ou indireta com ele.

Foto: Reprodução InternetDinheiro

No início da civilização, o comércio era feito através da troca de mercadorias. Podia ser usada para realizar essa troca qualquer coisa que fosse de interesse do “vendedor”. Eram usados animais, alimentos, etc. Com o passar dos anos, algumas mercadorias passaram a ser mais valiosas que as outras, ficando conhecidas como moedas-mercadoria. Como essas mercadorias geralmente eram perecíveis e não era possível acumular riquezas, precisou-se encontrar outra moeda para ser utilizada.

As primeiras moedas de metal surgiram na Grécia, durante o século VII a. C. e eram feitas de ouro, prata, cobre e bronze. Cada uma possuía um valor de acordo com o metal utilizado na fabricação da moeda. Atualmente, as moedas são feitas de liga metálica e níquel.

Com o surgimento dos bancos, passou-se a emitir dinheiro em papel, chamados de Bilhetes de Banco. Eles eram preenchidos manualmente, como acontece hoje com os cheques.

 A invenção das cédulas de papel de dinheiro aconteceu em 1661, na Suécia, e depois disso, elas conquistaram o mundo. Anteriormente, a China já tinha criado dinheiro em papel, porém, acabou caindo em desuso no fim do século XIV.

Com o passar dos anos e a modernização, os bancos passaram a controlar a emissão de moedas e cédulas de dinheiro, para evitar falsificações. Os encarregados de fazer essa emissão, na maioria dos países, é o Banco Central de cada um.

Foto: Reprodução InternetDinheiro

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais