Como o dia dos professores foi criado?

Saiba como surgiu essa data, que celebra uma das profissões mais importantes.

Os professores são, sem dúvida, um dos profissionais mais importantes que existem no mundo. Todas as profissões possuem seus valores, mas sem os professores, não existiria uma boa parte delas. Afinal, ninguém aprende a ser médico ou engenheiro sozinho, certo?! É graças a eles que adquirimos grande parte do conhecimento que precisamos para termos sucesso em nossas vidas.

Como uma forma de valorizar os professores, eles ganharam um dia para serem celebrados: o dia 15 de outubro. Essa data originou-se a partir de um Decreto Imperial de Dom Pedro I, onde o Ensino Elementar no Brasil foi criado, em 1827. Segundo o decreto, todos os locais do país deveriam ter uma escola para ensino básico e falava também sobre o salário dos professores, sobre a descentralização da educação, matérias básicas e até tratamento que os professores deveriam receber.

Porém, somente 120 anos após esse decreto o dia dos professores foi comemorado. A comemoração aconteceu em São Paulo, em uma pequena escola que possuía um ginásio conhecido como Caetaninho. A ideia da comemoração surgiu porque, naquela época, o segundo semestre era muito extenso, com apenas 10 dias de férias. Para dar uma “pausa” no trabalho e também poder planejar o restante do ano letivo, os professores decidiram criar um dia para eles. Um dos professores, chamado Salomão Becker, sugeriu que esse data fosse no dia 15 de outubro, pois em sua cidade natal, os alunos costumavam presentear os professores nesse dia e promoviam uma confraternização. Junto com ele, os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko adotaram e lançaram a ideia, que logo se espalhou pelo Brasil inteiro.

Oficialmente, o dia dos professores foi instituído em 14 de outubro de 1963, pelo Decreto Federal 52.682. O decreto justificava a criação da data como "comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Foto: Reprodução Internetprofessores
 

Comemoração em outros países

O dia dos professores é comemorado em muitos países, porém alguns possuem sua data própria. Outros comemoram a data no mesmo dia escolhido pela UNESCO como Dia Mundial do Professor, o dia 5 de outubro – a data foi criada pela instituição em 1994.

Confira a data de alguns países.

Tailândia – 16 de janeiro;
Paraguai – 30 de abril;
EUA – na terça-feira da primeira semana completa de maio;
México – 15 de maio;
Índia – 5 de setembro;
China – 10 de setembro;
Uruguai – 22 de setembro;
Chile – 16 de outubro;

Como ser um bom professor

Ser professor não é uma profissão fácil. Além da falta de valorização desse profissional, eles precisam lidar com diversas pessoas, cada uma com características e personalidade próprias, além de muitos outros problemas, como por exemplo, a falta de estrutura das escolas brasileiras.

Professora há mais de 30 anos, Rozeli Benner fala sobre o que é preciso para se tornar um bom professor.

“É preciso gostar de criança, entender que estamos trabalhando com pessoas e suas características. A educação precisa de profissionais que queiram fazer a diferença, que saiam do comodismo da escola tradicional. Precisamos ser eternos aprendizes da profissão, especialistas em gente que acreditam em gente, e que acima de tudo, acreditem na educação como uma necessidade humana.”

Foto: Reprodução Internetprofessores

Triste realidade

Apesar de ser uma das profissões mais importantes, o salário dos professores brasileiros está entre os piores do mundo. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um professor brasileiro recebe aproximadamente 14,8 mil dólares por ano, o equivalente a quase 48 mil reais. Os salários mais altos são pagos na Suíça (68,8 mil dólares – cerca de R$ 220 mil) e na Holanda (57,8 mil dólares – aproximadamente 186 mil reais).

Veja também: Cinco profissões bizarras que existem no mundo

Foto: Reprodução Internetprofessores

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais