Como o Dia dos Namorados foi criado?
Descubra como a data surgiu e em seguida, mostre para seu amor o quanto ele (a) é especial!
Ah, o dia dos namorados! Hoje, dia 12 de junho, se comemora essa data tão linda. É o dia em que os casais aproveitam para trocar declarações de amor, mensagens, expressões de carinho e amor, cartas e presentes. É o dia em que as redes sociais ficam repletas de fotos de casais e corações por todos os lados.
O dia dos namorados que comemoramos no Brasil, é inspirado no Dia de São Valentim. Esse dia tem origem romana, da época do Império. Na época, o imperador romano Claudius II proibiu o bispo São Valentim de realizar casamentos. A decisão foi tomada porque, segundo o imperador, jovens sem família aceitariam se alistar ao Exército com maior facilidade e combateriam com menos medo.

Oficialmente, a data foi criada em1840, nos EUA, e é comemorada no dia 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim. O costume do país, nessa data, é celebra-la através da troca de cartas, cartões, flores, chocolates, e não celebra apenas o amor entre casais, mas também o amor entre amigos e familiares. Os professores também são figuras muito lembradas nessa data por seus alunos e são as pessoas que mais recebem cartões no dia de São Valentim.
No Brasil, a data, apesar de ser inspirada no Dia de São Valentim e ter sido criada principalmente para fins comerciais, tem ligação com Santo Antônio, o chamado “santo casamenteiro”. A data foi sugestão do publicitário João Doria, que a implantou no Brasil em1949. O dia 12 de junho foi escolhido por ser véspera de Santo Antônio, que é comemorado o dia desse santo no dia 13 de junho.
E você, já demonstrou no dia de hoje o quanto seu amor é especial?
Veja também como surgiram outras datas comemorativas clicando aqui.
Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso