Como o cubo mágico foi criado e como resolvê-lo?

O cubo mágico foi criado no ano de 1974, em Budapeste, na Hungria, pelo professor de arquitetura Erno Rubik.

Os brinquedos sempre foram uma forma de distração e de exercitar a mente. Um quebra-cabeça, por exemplo, exige concentração e, em alguns casos, muita paciência. E, quando se fala em cubo mágico, o nível de dificuldade do brinquedo é considerado alto. Ele se tornou uma febre há alguns anos atrás, mas mesmo não estando mais no topo do ranking de brinquedos, ele ainda faz sucesso entre crianças, jovens e adultos.

Foto: Reprodução InternetO cubo mágico foi criado em 1974, por um professor de arquitetura.
O cubo mágico foi criado em 1974, por um professor de arquitetura.

O cubo mágico foi criado no ano de 1974, em Budapeste, na Hungria, pelo professor de arquitetura Erno Rubik. Apaixonado por transmitir seu conhecimento de formas diferentes e divertidas, ele sempre admirou os cubos, e foi através deles que inventou a novidade. A intenção com o novo objeto era ensinar aos seus alunos sobre relações de espaço.

Ao montar o cubo e perceber que ele não desmontava, ele então embaralhou o cubo, surgindo assim o primeiro “Cubo de Rubik”. Para o professor, aquela peça representava extremos, como a simplicidade e a complexidade, a estabilidade e a dinâmica, a ordem e o caos.

Depois de apresentar o novo brinquedo para seus alunos e também amigos, Erno começou a ter noção do potencial de sua criação e decidiu fabricá-lo para venda. A primeira empresa a produzir o cubo mágico foi a Politechnika. Eles possuíam o dobro de peso dos cubos que conhecemos hoje. Porém, a primeira dificuldade enfrentada era como exportar o produto para outros países, visto que na época, o país seguia um regime comunista e importações e exportações eram altamente controladas.

Então, para que o cubo ganhasse fama mundial, matemáticos começaram a levar o objeto para conferências internacionais. Um empresário do país também ajudou, levando alguns deles para uma feira de brinquedos em Nuremberg, na Alemanha, em 1979.

Na feira de brinquedos, um especialista nos produtos infantis chamado Tom Kremer se interessou pelo cubo mágico e concordou em vende-lo para o resto do mundo. Na época, o objeto ainda era chamado de “Cubo de Rubik”, mas os executivos da empresa achavam que o nome remetia a bruxaria, portanto alteraram o nome que se popularizou.

O lançamento do cubo mágico nas lojas aconteceu em 1980, e desde então, foram vendidos pelos menos 350 milhões de cubos. O sucesso do brinquedo desafiador foi imediato e não ficou somente entre as crianças. Desde então, ele já apareceu em programas de TV, obras de arte, filmes, foi levado para o espaço e até deu origem a um novo “esporte”, o speedcubing.

Como resolver o cubo mágico?

Você já tentou por diversas vezes resolver o cubo mágico e nunca conseguiu? Agora é a hora! O Dr. Curioso traz hoje um vídeo do canal Manual do Mundo, explicando como montar o cubo mágico. Confira:

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais