Como o churrasco surgiu?

Saiba como surgiu esse prato que faz parte da cultura brasileira e, principalmente, da cultura gaúcha.

Ah, o churrasco! Um dos queridinhos dos brasileiros. O grande amor da gastronomia para quem mora no sul do país. Não há quem resista a uma boa carne assada na brasa. As formas de fazer churrasco são variadas. Espetinho, no fogo de chão, na churrasqueira, com vários tipos de carne e temperos. Depende do gosto de quem será o “assador” da vez e também de quem vai comer.

Foto: Reprodução InternetChurrasco

E como surgiu essa delícia? O churrasco surgiu no Brasil, por volta do século XVII, com os tropeiros, que viajavam a negócio para o sul do país. Nessas viagens, o gado era, inicialmente, usado como meio de transporte. Com o tempo, os tropeiros perceberam que o animal poderia ser uma boa fonte de alimento, que sempre proporcionaria carne fresca. Bastava fazer o corte do animal, preparar uma fogueira, temperar com sal grosso (que era utilizado para alimentar os animais) e depois matar a fome. Nas áreas de pampas – extensa região de pastagem – foi onde o churrasco mais ganhou fama.

A prática se tornou comum entre os tropeiros, e aos poucos, foi se tornando conhecida e muito apreciada, principalmente pelos gaúchos. O rodízio de carnes nas churrascarias também tem origem gaúcha.

Originalmente, o churrasco é feito apenas com carne de gado e temperada com sal grosso, porém, a criatividade dos brasileiros inovou até mesmo o churrasco. Hoje, os churrascos são acompanhados de carne suína, aves, pão de alho, linguiça, coração de galinha e até legumes e pães. Além claro, dos temperos, que foram variados: sal temperado, alho, ervas finas, limão, entre outras diversas opções.

Atualmente o churrasco já faz sucesso com muitos turistas estrangeiros, e já existem churrascarias abertas em muitos países pelo mundo.

Foto: Reprodução InternetChurrasco

Curiosidades

- Os acompanhamentos mais tradicionais para o churrasco gaúcho são arroz carreteiro, feijão tropeiro e maionese de batatas.

- Cada carne possui um tempo e modo diferente para ser assada.

- No RS, as rodas de chimarrão fazem parte do churrasco. Por abrir o apetite, o mate é degustado antes do churrasco.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais